Árvore do Mês: Conheça a espécie chamada de rainha

No mês de julho, o projeto Árvore do Mês da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) apresenta a liquidâmbar, uma espécie de nome não muito popular, mas classificada como “rainha”, devido à sua beleza.

De grande porte, podendo chegar a 30 metros de altura, sua característica mais marcante são as folhas em forma de estrela, com cinco ou sete pontas, brilhantes, aromáticas e com margens dentadas. Durante a primavera e o verão, as folhas apresentam tons de verde-escuro. Já no outono e inverno, as folhas adquirem diferentes tonalidades de verde claro, amarelo, laranja e vermelho, muitas vezes de forma simultânea, formando um lindo contraste e justificando o título de “rainha”.

O nome liquidâmbar (Liquidambar styraciflua) foi dado em 1753 pelo botânico Carl von Linné e se refere à seiva de cor âmbar, abundante quando ramos são cortados. A palavra é a junção do termo latim liquidus (líquido) com o termo árabe ambar (âmbar).

Esta espécie é utilizada na arborização urbana, especialmente em parques e jardins, por ser mais adequada a áreas abertas. Trata-se de uma árvore com grande longevidade, podendo viver mais de 400 anos.

Em Porto Alegre, é possível admirar a liquidâmbar em ruas como Felicíssimo de Azevedo, general Couto de Magalhães e na praça Gustavo Langsch.

Para conhecer as outras árvores apresentadas no projeto, basta acessar o link

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Texto: Aline Czarnobay
Edição: Andrea Brasil