Instituto Itamor Rodrigues abriga obras do renomado escultor, que realiza oficinas no local

Itamor Rodrigues é um porto-alegrense nascido em 1955, frequentador dos ateliês dos renomados escultores Vasco Prado e Chico Stockinger que se tornou um grande e renomado escultor e que fez, por exemplo, a estátua do jogador Fernandão, do Sport Club Internacional, exposta no estádio Beira-Rio. Atualmente com 66 anos, Itamor acumula longa bagagem na vida cultural gaúcha, já tendo sido membro do Departamento de Artes Plásticas da Academia Porto-Alegrense de Letras Aldo Obino e da Universidade Aberta de Estudos Rio Grandense, além de ter integrado o Conselho de Curadores da Academia Porto-Alegrense de Letras e a vice-presidência da Associação Porto-Alegrense de Artes Plásticas Angelo Guido. Mesmo sendo gaúcho, o trabalho de Itamor Rodrigues o fez ser considerado uma das personalidades mais importante na 2ª edição do livro Os 100 + de Santa Catarina, percorrendo o mundo e realizando exposições em vários estados do Brasil e em outros países, como Argentina, Austrália, Alemanha, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Canadá, Itália, China, Rússia e Holanda.

Itamor é um escultor de mão cheia que domina várias técnicas, como terracota, bronze polido e patinado, resina de poliéster, cimento, fibras sintéticas e metais alternativos, explorando também outras linguagens artísticas, como a pintura, trabalhando com óleo sobre tela, desenho e gravura. Ciente do papel transformador da arte, Itamor reserva parte da renda arrecadada com a venda de suas obras para financiar um projeto social voltado às comunidades carentes, intitulado “Projeto Fênix”, que oferece arte terapia para idosos, deficientes e condenados a penas alternativas.

Atualmente, o Instituto Itamor Rodrigues está localizado na sede da Associação Macrobiótica de Porto Alegre, na Avenida Edgar Pires de Castro, 10400, no bairro Belém Novo, e aceita parceiros voluntários, assim como necessita de doações (roupas e utensílios domésticos direcionados para as comunidades carentes e sucatas de ferro, chapas de vidro e tintas para os trabalhos artísticos). Empresas e demais interessados em colaborar podem fazer pelos telefones 9826-88983 e 9996-67588.