Você sabia? Quantos indígenas ainda existem no Brasil?

Duas datas do mês de abril têm relação próxima no calendário e na história do Brasil: o Descobrimento do Brasil (22/4) e o Dia do Índio (19/4).

Quando os “descobridores” chegaram, este território já era habitado por várias comunidades indígenas, com população estimada em, aproximadamente, 5 milhões de pessoas. Desde então, os primeiros habitantes tiveram que conviver com os novos, que chegavam em grande quantidade, com nível de evolução tecnológica muito maior e dispostos a tomar conta da terra e de suas riquezas.

Hoje, a população indígena é calculada em pouco mais de 817 mil. Grande parte da população original morreu em guerras ou doenças que foram transmitidas em sucessivas epidemias para as quais não possuíam anticorpos. Outra parte acabou assimilando a cultura dos novos moradores através da miscigenação dos povos. Mas ainda existem aqueles que vivem e defendem a cultura indígena, entendendo que ela deve ser valorizada e compreendida como patrimônio brasileiro. Enquanto a cultura dos colonizadores brancos nos ensinou que felicidade diz respeito a acumular riquezas, a tradição indígena nos ensina a viver junto à natureza, a falar a sua língua e respeitar os seus ciclos, honrando o passado e o futuro. Em Porto Alegre, atualmente cerca de 220 índios Guaranis MByá vivem nos bairros Lomba do Pinheiro, Lami e Belém Novo, lutando por suas terras, seguidamente ameaçadas por invasores.



Leia mais:
Você sabia? Quem inventou o papel?
Você sabia? Pandemias