A recuperação física no pós Covid

Após a infecção por coronavírus, muitas pessoas ficam com sequelas, tanto física como respiratórias e neurológicas, e exercícios físicos, de leve para moderados, podem ser grandes aliados na reabilitação física. É importante ressaltar que o retorno deve ser gradual e, de preferência, com acompanhamento de profissionais habilitados. Cada caso impõe recomendações diferentes. Por isso, deve sempre ser feita uma avaliação física específica e personalizada.

Para pessoas com sintomas sanguíneos, é recomendado começar com exercícios de baixa intensidade, pois reduzirá os riscos de formação de coágulos sanguíneos. Aqueles que apresentaram sintomas respiratórios, como pneumonia, devem descansar por, pelo menos, uma semana após o desaparecimento total dos sintomas, retornando, gradualmente, à atividade física com ênfase em exercícios de respiração e alongamentos. Pessoas com sintomas cardíacos devem ser monitoradas ainda mais de perto no retorno às atividades físicas.

Outra coisa importante é sempre fazer avaliação cardíaca antes de retomar os exercícios. Nos primeiros dias pós Covid, deve-se limitar as atividades a caminhadas lentas e alongamentos, aumentando a intensidade aos poucos. Exercícios respiratórios sempre são importantes, assim como estar atento e ouvir o próprio corpo para ter uma retomada de exercícios físicos lenta, gradual e saudável, respeitando o seu próprio tempo para o retorno. E lembre-se: se ainda estiver doente, não malhe, pois o repouso é fundamental!

Para mais informações e/ou agendar sua reabilitação física no Espaço Exercithare, que fica localizado na Avenida da Serraria, 1206 – loja 1, no bairro Guarujá, através do telefone (51) 99446-8628.

Berenice Sperb
Professora de Educação Física – CREF/RS 1646
Instagram: espaçoexercitharezonasul
Facebook: espaçoexercitharezonasul