O Jornalecão completa 34 anos de atividades

Entre as comemorações, homenagem à matriarca do jornal, promoção para os anunciantes e livros para os leitores


Uma história que começou com meninos de 9 e 11 anos de idade se unindo para arrumar um campinho para jogar bola com as outras crianças na Rua Oiampi, no bairro Guarujá, na Zona Sul, em 1987, percorreu uma longa trajetória até a iniciativa se tornar o jornal de bairro mais antigo em circulação de Porto Alegre, que comemora hoje, dia 10 de maio, 34 anos de atividades junto à comunidade que sempre acolheu o projeto.

Homagem à matriarca de O jornalecão: Adília Cruz da Silveira

Não à toa, a data que marca o início oficial de O Jornalecão foi em um Dia das Mães, algo que é muito simbólico, mas, acima de tudo, é um retrato fiel de como o jornal sempre foi uma família. Quem conhece a rotina e as pessoas que produzem O Jornalecão, com certeza, conhece a matriarca que foi e tem sido fundamental para chegarmos até aqui: Adília Cruz da Silveira, mãe do Gustavo e do Guilherme, fundadores do jornal – assim como podemos dizer que também é a própria Adília, colaboradora desde o início desta trajetória. Como o jornal era feito por crianças muito pequenas, o apoio de Adília, de seu esposo, Valtor, pai dos fundadores, e de outros vizinhos e amigos era fundamental, pois, em 1987, as máquinas fotocopiadoras (de “xerox”) mais próximas ficavam distantes do bairro Guarujá e a logística para garantir as cópias das primeiras edições, totalmente artesanais, dependia muito do apoio dos adultos.

A grande verdade é que a dedicação destes colaboradores não apenas possibilitou o surgimento de O Jornalecão, como foi importante durante todos esses 34 anos e seguirá sendo fundamental, e Adília é o maior exemplo deste importante incentivo, não apenas por ter apoiado e educado os meninos que se tornaram homens e assumiram a responsabilidade de trazer o jornal até aqui, mas, principalmente, por sempre estar presente e nunca fugir do trabalho, sendo uma colaboradora assídua que, até os dia de hoje, desempenha papéis importantes dentro da equipe atual.

É muito oportuno para nós que a data de origem do jornal seja em um Dia das Mães, porque foi justamente por ter uma mãe como a Adília que o Gustavo e o Guilherme puderam criar e manter O Jornalecão! Parabéns duplo para você, Adília, e muito obrigado por tudo! Amamos muito você!


O Jornalecão realiza promoções de aniversário

Para marcar nosso 34º aniversário, queremos presentear dois dos nossos maiores apoiadores: o leitor e o anunciante. Durante todo o mês de maio, quem anunciar no jornal receberá um desconto de 34% para divulgar seu trabalho conosco, possibilitando aos leitores de O Jornalecão consumirem produtos e serviços dos seus vizinhos e, portanto, apoiando o comércio da região.

E como, além de fomentar a cultura e o comércio local, também assumimos a missão de estimular a leitura ao oferecer os exemplares do jornal gratuitamente, nada melhor do que reforçar essas vocações sorteando livros de alguns dos nossos parceiros no nosso aniversário! Os primeiros 5 leitores que enviarem uma foto sua lendo O Jornalecão para o e-mail [email protected] ou a compartilharem no Facebook e marcarem o jornal receberão um livro do Alan Bari e a Turma do Guaíba, do professor a cartunista Jean Pico, ou o livro Ipanema Blues ou Palavras que habitam o pensar, ambos do jornalista Fernando Cunha.

Esperamos ver vocês, participem!