Autor da Turma do Guaíba ganha a Medalha de Porto Alegre

Professor e cartunista Jean Pico, autor da série em quadrinhos que busca valorizar o Guaíba, foi uma entre as 23 personalidades e instituições agraciadas com a honraria em 2021

O professor e cartunista Jean Pico, criador do projeto de valorização do Guaíba através da arte, com a publicação das histórias do peixinho Alan Bari e seus amigos da fauna local tentando encontrar a casa certa do lixo, foi um dos 23 escolhidos para ser agraciado com a Medalha Porto Alegre, principal honraria outorgada pelo município. A cerimônia de entrega é um dos pontos altos das comemorações da Semana de Porto Alegre que ocorrem todos os anos e, em 2021, será entregue em evento presencial somente quanto a pandemia de covid-19 estiver sob controle. Por essa razão, a cerimônia de anúncio dos homenageados, no dia 26 de março, às 16h, foi apenas virtual, com a participação de autoridades municipais e de músicos da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul.

Medalha de Porto Alegre

Além de Jean Pico, também serão agraciados com a honraria outras 17 pessoas e 5 instituições (veja a lista completa abaixo). Assim que a entrega das medalhas for possível e uma data for agendada, será noticiada por O Jornalecão.

A Medalha de Porto Alegre, cujo modelo foi criado pelo artista plástico Nelson Jungbluth e faz referência aos valores da pessoa e da natureza, foi instituída em 1977 e tem como objetivo destacar personalidades e instituições que deram relevante contribuição nos campos da arte, administração, jornalismo, assistência social, cultura e educação na capital.


Conheça os 23 ganhadores da Medalha Porto Alegre em 2021:

  1. Renato Ramalho
  2. Janice Martins
  3. Leonardo Fração
  4. Ranolfo Vieira Júnior
  5. Eduardo Battaglia Krause
  6. Dr. Geraldo Pereira Jotz
  7. Antonio Goulart
  8. Pedro Simon
  9. Vera Ambrósio
  10. Marília Barreto
  11. Paulo César Tinga
  12. Luis Antonio Lindau
  13. Jean Pierre Corseuil (Jean Pico)
  14. Cláudio Goldstein
  15. Marilu Maraschin
  16. Isabela Fogaça
  17. Luis da Cunha Lamb
  18. Luís Roberto Ponte
  19. PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do RS
  20. Comando Militar Do Sul
  21. Instituto Cultural Floresta
  22. Cesmar – Centro Social Marista De Porto Alegre
  23. Grêmio Náutico União