Jornalista e escritor Caco Belmonte inicia coluna em O Jornalecão

Caco Belmonte, jornalista e escritor, é o mais novo colaborador e colunista de O Jornalecão. Nascido em 1972 em Porto Alegre e morador do bairro Ipanema, na Zona Sul da capital gaúcha, por décadas, Caco já trabalhou em veículos de comunicação (rádio, jornal), foi assessor de imprensa institucional, produtor, redator e repórter da Rádio Guaíba e editor de textos no jornal Correio do Povo. Na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, foi assessor (1999 a 2002), assessor de comunicação na Câmara Municipal (2002 a 2004), coordenador de imprensa na Secretaria Estadual de Obras (2004 a 2005), editor de textos no Portal da Prefeitura, no Diário Oficial e na Rádio Web da Prefeitura de Porto Alegre (2015) e coordenou a Editoria dos Jornais de Bairro.

Como escritor, Caco frequentou a Oficina de Criação Literária da PUCRS, em 1992, quando participou da coletânea de autores organizada por Luiz Antônio de Assis Brasil (Contos de Oficina 10; Edipucrs). Em 2004, na II Festa Literária Internacional de Parati (Flip), participou como autor convidado na oficina Veredas da Literatura, ministrada pelo escritor Milton Hatoum. Durante o evento, lançou a obra independente “Contos para Ler Cagando”. Em 2005, passou a integrar o grupo de autores da Editora Casa Verde. Em 2006, lançou o livro de contos “No Orkut dos outros é colírio”. Na editora, participou das coletâneas Fatais (2005), Contos de Bolso (2005), Contos de Bolsa (2006) e Contos de Algibeira (2007). Também é coautor do livro “Farofa com pimentão – Histórias de Praia”, organizado em 2009 pelo jornalista José Luiz Prévidi. Na internet, publica desde 2003. Em 2017, estreou em narrativas longas com o romance “Lambuja”, publicado pela Editora Metamorfose.

Nos últimos anos, atua no mercado editorial como ghost writer e mantém, na internet, o blog “O Exu Literato – A palavra no nível subatômico” (www.cacobelmonte.wordpress,com).

Caco vai publicar um texto por mês, com ilustrações de Jean Pico. A estreia será amanhã, terça-feira, dia 2 de março, no nosso site. Não percam!


Leia mais:
O cachorro que sabe viver