Fala Belmonte! Memórias do cronista esportivo

Jornalista e radialista com mais de quatro décadas de experiência, morador do bairro Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre, de 1977 a 2013, além de vencedor de prêmios importantes, como o Bola de Ouro, concedido em nível nacional, e o Prêmio ARI de Jornalismo em mais de uma oportunidade, João Carlos Belmonte está lançando um livro memorialista.

A ordem das narrativas não segue uma linha cronológica. Foram editadas em sequência, conforme os acontecimentos vieram à tona na tempestade de recordações desencadeada na memória de Belmonte, a partir do estímulo de escrever as reminiscências de uma trajetória pessoal que se mistura às histórias do rádio e o futebol no estado, desde a segunda metade do século 20. Algumas imagens que ilustram a obra vieram de arquivo pessoal do cronista. Outras foram resgatadas durante a produção do livro, junto aos veículos de comunicação e colaboradores.

A obra tem prefácio de Roberto Villar Belmonte, doutor em comunicação pela UFRGS, edição e introdução do escritor e jornalista Caco Belmonte, ambos filhos do autor. O design gráfico é da talentosa Vanessa Correa, com a supervisão editorial de Auber Lopes de Almeida (Farol3 Editora). O livro inclui dezenas de fotos históricas inéditas, do arquivo pessoal do cronista e obtidas por meio de pesquisa em jornais de Porto Alegre e outros estados, como é o caso do flagrante de Belmonte a um Leivinha lesionado, publicado em São Paulo com os créditos para o renomado fotógrafo Reginaldo Manente, vencedor de vários prêmios Esso. Apenas uma de tantas histórias que ele conta em detalhes.

Furos de reportagem, bastidores do rádio gaúcho, a cobertura das Olimpíadas em Los Angeles e os mundiais de seleções, entre 1970 a 1994, além da conquista do Grêmio em Tóquio e as excursões do Inter pela Europa, entre outros temas que interessam aos amantes do rádio e do futebol, estão registrados ao longo de 120 páginas ilustradas. A previsão de início das vendas é para a segunda quinzena de março. “Fala, Belmonte! Memórias do Cronista Esportivo” será comercializado pela loja online da editora (www.farol3.com.br) e diretamente com o editor do livro ([email protected]).