Você sabia? Zona Sul tem três ruas com nome da família do padre cientista

No mês de janeiro, relembramos o 160° aniversário do padre e cientista Roberto Landell de Moura, pioneiro da comunicação sem fio à distância. Na Zona Sul de Porto Alegre, três logradouros homenageiam o sobrenome Landell de Moura. Muitas pessoas pensam que estas ruas se referem ao nosso padre inventor, mas cada uma delas destaca um membro de sua família.

No bairro Tristeza, encontramos a Rua Landel de Moura (com um L só). Esta rua homenageia seu antigo morador Ricardo Landell de Moura, filho do capitão do Exército José Ferreira de Moura e de Sara Mariana Landell, ambos de tradicionais famílias gaúchas do século 19. Seus pais tiveram 14 filhos. Entre eles, o padre Roberto Landell de Moura e o farmacêutico Ricardo. Após comprar de Ludovico Capra uma chácara na Tristeza, Ricardo dedicou-se à agricultura e também montou uma farmácia no local, onde atendia os moradores da região e também prestava atendimento nas suas casas, indo de carroça. Mais tarde, foi nomeado escrivão da 4ª zona de Porto Alegre. Faleceu em 1934. Sua farmácia ficava onde, hoje, é o número 309 da rua que, em sua homenagem, leva seu sobrenome.

No bairro Hípica, existe a Rua Padre Roberto Landell de Moura, que homenageia o mais conhecido integrante da família, devido aos seus estudos e experimentos científicos relativos à comunicação à distância. Tornou-se padre por influência do pai, José Ferreira Moura, e do irmão Guilherme, também sacerdote. Suas teorias e criações não foram bem aceitas pelos fiéis na época, uma vez que a Igreja Católica não aceitava a comunicação entre os mundos, o que ele queria provar com seus experimentos. Por este motivo, criou aparelhos que acabaram não sendo mostrados em sua totalidade. O padre Roberto Landell de Moura morreu devido à tuberculose, em 1928.

Na Aberta dos Morros, a Avenida Vereador Roberto Landell de Moura homenageia o filho do farmacêutico Ricardo e sobrinho do padre Roberto. Seu nome é o mesmo do tio, mais um motivo que leva à provável confusão entre o nome das ruas. Este gostava de esportes. Jogou futebol no Clube Canoense e, depois, no Internacional de Porto Alegre. Foi titular da delegacia do bairro Tristeza. Elegeu-se vereador em 1953. Foi secretário municipal dos Transportes na década de 60. Faleceu em 1974. Muitas décadas depois, descendentes da família Landell de Moura ainda residem na Zona Sul. Entre eles, o engenheiro Ricardo Landell de Moura, que é proprietário da Domótica Engenharia, empresa sediada na Tristeza, e que, assim como o tio-bisavô cientista, também seguiu na mesma área, demonstrando que a vocação do padre cientista para desenvolver novas tecnologias permaneceu nos genes e na história da família.