Fundsol garante horta comunitária para os moradores do Loteamento Santa Paula

Fundada em agosto de 1998, a Fundsol (Fundação Solidariedade de Formação e Capacitação de Trabalhadores) tem como objetivo dinamizar a organização popular na construção e na consolidação de iniciativas para o trabalho, geração de renda e emancipação social, promovendo iniciativas que priorizam uma cultura dialógica de cooperação e solidariedade. A Fundsol gerencia, inclusive, um Centro de Referência para pessoas adultas em situação de rua, acolhendo 85 pessoas diariamente, situado no Bairro Floresta e, ainda, apoia diversos grupos comunitários, como catadores, costureiras e outros trabalhadores autônomos em diversas Comunidades de Porto Alegre. Seguindo a vocação para o trabalho coletivo, a Fundsol compõe como sócia fundadora a Cooperativa Socioambiental São Francisco de Assis, um coletivo de 42 associados, referência em sustentabilidade que alicerça sua conduta no empenho pelo bem comum e na vivência de valores que garantam a vida, seguindo a inspiração de Francisco de Assis.

A parceria com a CoopSãoChico e a Associação de Moradores do Loteamento Santa Paula, possibilito a formação de uma horta comunitária que pudesse atender as comunidades Herdeiros e Santa Paula, como iniciativa produtiva de alimentos e organização comunitária. Depois de ser contemplada no Fundo de Desenvolvimento Social 2020 do Sicredi, a Fundsol conseguiu R$ 3.500 e a horta começou a ser preparada em agosto desse mesmo ano, com o cercamento do terreno, a preparação do solo, a adubagem e, por fim, o plantio. Ainda em 2020, já aconteceram as primeiras colheitas, feitas e compartilhadas por cerca de 15 famílias da comunidade.

Na manhã do dia 12 de janeiro de 2021, a reportagem de O Jornalecão esteve no local, junto com o gerente regional e a gerente de negócios para pessoa jurídica do Sicredi, Sandro Soares e Camila Vasconcelos, respectivamente, mais a coordenação da Fundsol, da Associação de Moradores Loteamento Santa Paula e pessoas da comunidade, para acompanhar o andamento da horta. Todos tiveram a sorte de presenciar o momento da colheita de vagem, pimentão, beringela e quiabo. Além desses, a horta produz muitos outros alimentos, como cenoura, couve, beterraba, tempero verde, repolho, couve-flor, melão, melancia, mandioca, cebolinha, espinafre e tomate, entre outros. Como são os próprios moradores do loteamento que fazem desde o plantio até a colheita, além de fornecer alimento orgânico e de qualidade, a horta comunitária tornou-se também uma ferramenta pedagógica, pois a Escola de Educação Infantil Planeta Mágico, que atende 110 crianças da região, está replicando o exemplo entre os alunos, seus familiares e os professores, construindo uma horta escolar e provando que, quando pessoas se juntam e colaboram umas com as outras, em um espírito de cooperatividade, todos saem ganhando.