Pandemia traz Nossa Senhora dos Navegantes até a Zona Sul

A 146ª festa dedicada à Nossa Senhora dos Navegantes teve comemoração diferente, em Porto Alegre, em 2 de fevereiro, em virtude da necessidade de distanciamento social como prevenção ao contágio do novo coronavírus. O dia iniciou com a missa celebrada pelo arcebispo Dom Jaime Spengler, assistida presencialmente por reduzido número de pessoas e transmitida on-line para todos que quisessem ver e ouvir de casa.

Após, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes não foi levada em procissão pelas ruas do Centro de Porto Alegre até o Cais do Porto – como acontece, tradicionalmente, há muitos anos -, antes de ser  levada de barco em procissão fluvial pelo Guaíba até sua casa: a igreja de Nossa Senhora dos Navegantes.

Desta vez, a imagem da santa padroeira da cidade foi transportada em grande carreata pelas ruas centrais e também bairros afastados da cidade, indo ao encontro dos paroquianos de cinco igrejas. Uma delas foi a de Santa Rita de Cássia, no Guarujá, bairro onde se localiza a sede de O Jornalecão. E é claro que nós estávamos lá esperando em frente à igreja com vários outros vizinhos e amigos. Todos procurando uma sombra amiga para proteger-se do sol forte do meio-dia.

O carro que transportava a imagem foi recebido com muitas palmas, louvores e orações. Ficou algum tempo em frente à igreja, para a alegria dos fiéis que recebiam rosas como recordação. Depois de algum tempo, a comprida carreata dirigiu-se a outro bairro e outra igreja, sob o sol escaldante (um dos outros santuários visitados foi o de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Ipanema, também na Zona Sul da cidade).

Foi uma homenagem diferente, mas não menos bonita, para Nossa Senhora dos Navegantes. Que ela nos ajude a enfrentar o mar da vida em 2021!