Alimentação saudável e estética corporal – Por Laura Morshak

Estamos acostumados a associar uma alimentação saudável à estética corporal, tendo como objetivo final um corpo magro que seja socialmente aceito. Entramos em “projeto verão”, começamos dietas restritivas e cortamos carboidratos. Esquecemos da saúde por um momento e focamos em atingir um determinado peso na balança. E, então, nos frustramos. Nos frustramos porque todas essas ações não possuem um resultado permanente e, sinceramente, não importa o quão bem você esteja para o padrão vigente da sociedade, sempre vai ter algo incomodando.

A mudança estética e a aceitação corporal são resultados muito mais internos do que externos. É por isso que existe a frustração. Não adianta mudar por algumas semanas fatores ambientais se, dentro de ti, os pensamentos e atitudes continuam iguais.

Por isso é tão importante entender todos os passos do processo. Ter calma, paciência consigo mesmo, carinho e – principalmente – respeito. Estar consciente dos alimentos que escolhe no dia a dia, entender que cada um deles possui um propósito específico para o seu corpo. Não é apenas comer menos quilocalorias do que gasta. É importante, também, estar com pessoas que busquem o melhor junto contigo, que tirem esses rótulos sociais e estéticos de cima dos nossos corpos. E nós temos que começar sendo nós mesmos essas pessoas: julgando menos e abraçando mais as nossas diferenças corporais.

Corpo de verão existe sim. E é o teu, exatamente do jeito que ele é. Que te leva para conhecer lugares bonitos, que te permite abraçar quem ama ou dançar a tua música favorita. Cuide do seu corpo pela saúde, o resto é consequência. O único padrão que nos cabe é o sorriso no rosto, mesmo que no momento ele se esconda um pouco embaixo das máscaras.

Nutricionista Laura Morshak CRN 15624
Rua Dona Laura, 333, sala 605 – Bairro Moinhos de Vento

Rua Dr. Mário Totta, 1257, sala 302 – Bairro Tristeza
Instagram @nutrimorshak – Fone e WhatsApp (51) 99544-0686


Leia mais:
Alimentação saudável
Alimentação no fim do ano
Alimentação nas férias
Páscoa, alimentação e chocolate