Cootrapoa realiza melhorias e expande horta comunitária

A Cootrapoa (Cooperativa Habitacional e de Consumo dos Trabalhadores de Porto Alegre) foi criada em junho de 1996 como iniciativa dos moradores de um loteamento na Estrada Antônio Borges, no bairro Belém Velho, para regularização fundiária de suas moradias. Somente em outubro de 2019, após 23 anos de luta, Terezinha Dias Abreu, presidente da Cootrapoa desde 2013, pôde comemorar, junto com os moradores, finalmente, a entrega de matrículas de 136 imóveis e a consequente regularização do loteamento Cootrapoa, trazendo mais segurança para as famílias da região. Além das questões fundiárias, a entidade também exerce participação ativa nas vidas dos habitantes do loteamento, que mantêm contato em um grupo com cerca de 90 integrantes no WhatsApp, no qual organizam ações e campanhas em benefício não apenas de seus associados, mas de todos os moradores da região.

Uma dessas iniciativas que faz muito sucesso é a horta comunitária, iniciada há cerca de um ano e meio junto à sede da entidade. Mantida com o apoio da comunidade – e, em especial, do engenheiro Joni Meira Niederauer e da secretária Haidi, que fizeram o projeto e ajudaram a obter as licenças necessárias -, um espaço no terreno foi limpo e devidamente preparado para o plantio de legumes, verduras e hortaliças, além de recolher a água da chuva para regar as plantas e construir uma composteira para sempre ter adubo. Assim que algum produto da horta está disponível e/ou em condições de ser colhido, é feito um chamado no grupo no WhatsApp e os moradores, prontamente, se apresentam para ajudar a cuidar e dar vazão aos hortifrutigranjeiros, que são colhidos e consumidos pelos próprios habitantes do loteamento.

O mesmo engenheiro Joni, tão parceiro da Cootrapoa em diversas ações, além da construção da horta, também foi o responsável por indicar à cooperativa o edital do Fundo de Desenvolvimento Social 2020 do Sicredi, pedindo apoio para aperfeiçoar e ampliar o trabalho. Foi solicitada e aprovada, junto ao Sicredi, a quantia de R$ 6.045 para a ampliação e melhoria da horta, o que inclui a cobertura do espaço e mais lugares para o plantio.

No dia 13 de novembro, estiveram presentes na Cootrapoa o gerente regional do Sicredi, Sandro Soares, e o coordenador de núcleo da cooperativa, Ivano Casagrande, para acompanhar de perto o trabalho desenvolvido. Segundo Terezinha, com as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus e a consequente quarentena e distanciamento social, muitas famílias do loteamento tiveram dificuldades, inclusive, para colocar alimentos na mesa, motivo pelo qual uma horta comunitária, oferecendo alimentos produzidos pela própria comunidade, de forma totalmente orgânica e gratuita, proporciona uma imensa ajuda, assim como as cestas básicas que a Cootrapoa conseguiu para distribuir juntos aos moradores mais necessitados.

Para conhecer o trabalho da Cootrapoa, é possível acessar a rede social (https://www.facebook.com/Cootrapoa-1574560589436109/) ou fazer contato pelo e-mail [email protected].