Você sabia? Pandemias

Em 2020, fomos surpreendidos pela pandemia da Covid-19, provocada pelo coronavírus (um dos sete tipos de vírus corona que atacam os humanos). O mundo inteiro praticamente parou e vida de todos ficou prejudicada, seja na parte da saúde e da economia ou na parte social, psicológica e emocional. Está sendo uma pandemia com impactos violentos e vamos iniciar o ano de 2021 ainda bastante receosos pelo que está por vir e aguardando a chegada de uma vacina que nos proteja e permita que a vida volte ao normal. Você sabe qual a diferença entre epidemia e pandemia? Epidemia é quando uma doença infecciosa ataca grande número de pessoas em determinado território por um certo tempo. Já a pandemia é quando a doença se propaga por todo um continente, ou até mesmo pelo mundo, como está acontecendo atualmente.

Já aconteceram muitas outras pandemias na história humana, inclusive antes de Cristo. Abaixo, conheça as pandemias que aconteceram depois de Cristo:

Peste Bubônica: De 541 a 750 da nossa era. Doença transmitida por pulgas, vitimou 26% da população mundial. Começou no Egito e chegou até a Europa.

Século Xl: A Europa foi assolada pela Lepra (doença bacteriana que afeta pele e nervos). Doença antiga, retratada até na Bíblia e ainda existente, mas com a incidência atenuada pela vacina BCG.

1347: A Peste Negra iniciou na Ásia e assolou a Europa, afetando metade da população mundial.

1492 em diante: Com as grandes navegações e descobertas, os povos americanos e africanos foram atingidos por pandemias de sarampo e varíola trazidos pelos navegantes. O Império Asteca, por exemplo, foi destruído por um surto de varíola.

1580: Surge o primeiro vírus da Gripe na Ásia, espalhando-se pela Europa, África e chegando à América. Cerca de 10% da população morreu.

1729: Volta a Gripe, desta vez começando na Rússia, alastrando-se pelo mundo e matando cerca de 500 mil pessoas em três anos.

1781: Retorna a Gripe, iniciando na China e infestando a Europa.

1817: Surgiu a Cólera (doença bacteriana que causa diarreia grave). Iniciou na Índia e se alastrou pelo mundo, voltando repetidas oito vezes em 150 anos. Morreram cerca de 150 mil pessoas.

1830: Volta da Gripe, iniciando novamente na China e passando pela Ásia, Europa e América, infectando 25% da população.

1855: Terceira Pandemia da Peste Bubônica na China, Índia e Hong Kong. 15 milhões de vítimas.

1875: Pandemia de Sarampo nas Ilhas Fiji.

1889: A gripe russa, começando na Sibéria, chegando a Europa, América do Norte e África. Em pouco tempo, fez 360 mil vítimas.

1918: A gripe espanhola surgiu entre os soldados que lutavam na Grande Guerra. Sem definição de lugar inicial, apesar da denominação de “Espanhola”, assolou todo o mundo e teve o maior número de vítimas em apenas um ano (de 50 a 100 milhões).

1957: Surgiu a Gripe Asiática no norte da China, e, em 10 meses, alastrou-se pelo mundo. Matou mais de 1 milhão de pessoas.

1968: A gripe de Hong Kong surgiu durante a Guerra do Vietnã, estendendo-se para os Estados Unidos e o mundo rapidamente.

1981: Surge o HIV (vírus da Aids), nos Estados Unidos. Sua origem foi detectada em chimpanzés, na África. Mais de 35 milhões de pessoas morreram e, ainda hoje, não foi encontrada a cura.

2009: Pandemia de gripe iniciada no México, no começo chamada de Suína, mas, depois, de gripe A, causada pelo vírus H1N1. Levou à morte 203 mil pessoas no mundo.

2019: Surge a covid-19, na China, e, em pouco mais de um ano, espalhou-se pelo mundo, ultrapassando mais de 1 milhão de mortes até o momento.



Leia mais:
Você sabia? Quantos índios ainda existem no Brasil?
Você sabia? Quem inventou o papel?