Direto da Ucrânia, receita de Torta Napoleão

Nos anos 50, um casal de imigrantes ucranianos chegou em Ipanema para morar na Rua Pio Ângelo, próxima ao Colégio Odila Gay da Fonseca, e montar um estúdio fotográfico. Eram Vera e Wladimir Kurylenko, que, entre muitas lembranças e tradições, trouxeram da Ucrânia uma receita que sempre deliciou parentes, amigos e vizinhos tanto na sua terra natal quanto na sua nova casa, na Zona Sul de Porto Alegre: a Torta Napoleão.

Como forma de homenagear a memória de seus antepassados e oferecer uma bela dica de sobremesa para as festas de fim de ano, a neta de Vera e Wladimir compartilha conosco a receita dessa torta maravilhosa, vinda diretamente da Ucrânia.


Ingredientes Para a Torta Napoleão:

Massa:

– 2 ovos
– 3 colheres de sopa cheias de açúcar
– 1/3 de pacote de manteiga
– 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
– 2 xícaras e meia de farinha
– 1 colher de sopa de açúcar de baunilha

Creme:

– 1 litro e meio de leite
– 6 gemas de ovo
– 9 colheres de sopa cheias de açúcar
– ¾ de xícara de maisena
– 1 colher de sopa de essência de baunilha


Modo de preparo:

Colocar em uma bacia os ovos, o açúcar, a baunilha e a manteiga derretida, misturando tudo. Ir colocando a farinha misturada com o fermento aos poucos. Quando não der para mexer, passar para a mesa enfarinhada e ir sovando até ficar uma bola lisa. Deixar descansar por meia hora em temperatura ambiente. Depois, fazer uma tripa e cortar em sete rodelas. Pegar cada uma, espichar com o rolo, cortar em formato de prato pequeno (um palmo de largura). Ir juntando as rebarbas para fazer outro bolachão. Antes de assar, pode dar mais espichada para ficar mais fininho.

Untar uma frigideira anti- aderente com apenas uma gota de óleo de oliva e ir assando os bolachões em fogo baixo, virando até dourarem bem e ficarem endurecidos.

Para o creme, é só misturar tudo muito bem numa panela. Colocar no fogo e deixar até ferver, sempre mexendo. Deixe ferver uns minutinhos para cozinhar a maizena. Tirar do fogo e esfriar mexendo para não criar película. Importante: o creme deve estar muito frio. Portanto, faça ele bem antes.

Agora é só intercalar os bolachões com camadas fartas de creme. Dê uma calculada e junte dos lados se faltar. Deixe um bolachão para esmigalhar com o rolo e colocar por cima e pelos lados. Como variante, pode cobrir com ganache de chocolate, rechear com nozes, frutas, etc.


Contribuição da leitora Délia Morshak