Alan Bari e a Turma do Guaíba lança primeiro livro

Depois de 10 anos de sua criação, a primeira história do peixinho Alan Bari, que deu origem à série da Turma do Guaíba, publicada nas páginas de O Jornalecão ininterruptamente desde 2013, e conquistando uma revista própria em 2014, com oito edições lançadas e mais de 40 mil exemplares distribuídos gratuitamente, agora a obra do professor e cartunista Jean Pico, morador da Zona Sul, será lançada como livro.

Curiosamente, quando o autor terminou de produzir a obra (o texto foi escrito em 2008 e as ilustrações foram feitas em 2010) e a apresentou no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que o graduou pedagogo, sua intenção imediata era lançar a obra primeiramente como livro. Mas as conversas com as editoras interessadas não evoluíram porque o foco local especificamente no lago Guaíba não tornava a obra interessante para outras regiões do país, condicionando sua publicação a mudanças que o autor não conseguiu aceitar. Embora não tivesse isso tão claro na época, Jean Pico já tinha a intenção de que a obra colaborasse para criar uma referência positiva ao Guaíba, principalmente entre as crianças, que, na maioria das vezes, nunca tiveram contato direto com suas águas, por isso não passava pela sua cabeça mudar justamente essa característica de apelo local, da qual ele tanto se orgulhava, inviabilizando o lançamento da primeira história do peixinho Alan Bari e a Turma do Guaíba como livro naquele momento. Mas, conforme lembra o autor, foi justamente esse contratempo que possibilitou a parceria com O Jornalecão, que não apenas abraçou com entusiasmo o caráter regional da obra, como ainda colaborou imensamente para lançá-la como veículo de mídia comunitária, permitindo que se tornasse uma série de histórias em quadrinhos e uma campanha permanente de valorização do nosso principal manancial.

O primeiro livro de Alan Bari e a Turma do Guaíba tem 36 páginas, custa R$ 20 e faz parte de uma série de ações que o projeto planejou durante o ano de 2020, que, em função da pandemia do coronavírus, teve as aulas presenciais impossibilitadas, assim como o lançamento da 9ª edição da revista, que foi adiada em decorrência das restrições comerciais, já que são as instituições e empresas locais que subsidiam a distribuição gratuita. Em 2021, além do retorno da revista e das oficinas sobre saneamento e/ou desenho com o autor, está previsto o lançamento do site do projeto, uma campanha de financiamento coletivo e a criação de mais produtos. Para adquirir o livro ou solicitar mais informações, contate pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone e WhatsApp (51) 98183-1773.