Projeto Vencedor promove integração social na Restinga

A Associação Beneficente Projeto Vencedor, como indica o próprio nome, nasce da intenção de formar campeões, mas não se resume à prática esportiva, pois o verdadeiro legado são os valores carregados para a vida. Partindo do futebol como ferramenta de inclusão social, o Projeto Vencedor tem cerca de 180 inscritos, entre crianças e jovens de 6 a 18 anos, embora os responsáveis pela iniciativa digam que já houve casos de irmãos dos alunos inscritos, com 5 anos de idade, ou mesmo aqueles que já saíram do projeto, com 21 anos, que também participaram das atividades voluntariamente.

O Projeto Vencedor existe desde 9 de abril de 2014, quando o ex-jogador de futebol e adicto em recuperação Eduardo Ribeiro Belloli, ou, simplesmente, Dudu, e sua esposa, Grace Freire Pinto Belloli, conseguiram organizar e reunir dez meninos para aulas de futebol e, consequentemente, tentar afastá-los dos perigos e tentações das ruas. O projeto está sediado na Avenida Ignes E. Fagundes, 1191, no bairro Restinga, na Zona Sul de Porto Alegre, local onde também funciona uma igreja cujo pastor foi quem deu a ideia de realizar um projeto social junto às muitas crianças em situação de vulnerabilidade na região.

Aproveitando tanto a sua experiência como jogador de futebol quanto o desejo de tentar evitar que as crianças corram os riscos do uso de drogas, Dudu percebeu que o esporte era uma ótima maneira de ganhar a atenção dos participantes, ensinar disciplina e oferecer uma estrutura familiar como referência positiva para as crianças e os jovens que procuram a associação. As atividades acontecem sempre às tardes, nas segundas-feiras (aulas de futebol de salão, no ginásio do Centro de Comunidade Vila Restinga – CECORES), nas terças-feiras (atividades recreativas na sede) e nas quartas-feiras (reforço escolar). E a preferência dos alunos são os jogos de sábado, quando o projeto consegue reunir cerca de 80 participantes, que fardam, fazem uma oração, tomam o café da manhã e vão para o campo, de onde só saem, ao meio-dia, para o almoço. Com os times formados nas aulas de futebol, o Projeto Vencedor já conquistou 22 troféus durante os seus seis anos de atuação.

Em função do distanciamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus, o Projeto Vencedor não pôde abrir as portas durante a quarentena, mas não deixou de trabalhar em benefício das famílias necessitadas, realizando diversas campanhas para doação de alimentos e garantindo a distribuição de mais de 6 mil refeições e 2 mil cestas básicas no período. Como forma de auxiliar o trabalho desenvolvido no local, a associação se inscreveu e foi aprovada no edital do Fundo de Desenvolvimento Social do Sicredi nos dois últimos anos. Em 2019, a entidade solicitou verba para a compra de TVs, videogame e jogos de mesa e, em 2020, foi solicitado o valor de R$ 5 mil para equipar e qualificar a cozinha, com a reforma do espaço, a instalação de janelas e a aquisição de equipamentos, como panelas e utensílios culinários.

No dia 13 de novembro, o gerente regional do Sicredi, Sandro Soares, esteve na sede do projeto para acompanhar a execução das obras e as últimas ações desenvolvidas – no momento, a entidade está realizando uma campanha para conseguir 100 bolas de futebol – assim como para reforçar o convite para a participação no edital do Fundo de Desenvolvimento Social 2021 do Sicredi, que deve abrir inscrições em janeiro.

Para conhecer e colaborar com o trabalho desenvolvido pelo Projeto Vencedor, é possível entrar em contato pela rede social (www.facebook.com/Associacaobeneficenteprojetovencedor/) ou pelo telefone e WhatsApp (51) 98466-2527.