Patrono da Feira do Livro 2020 participa de live com alunos do Colégio Odila Gay da Fonseca

Programa Odila Prepara recebeu o professor e escritor Jeferson Tenório, o primeiro patrono negro do tradicional evento literário porto-alegrense

Desde o início da pandemia do coronavírus e da consequente quarentena, as escolas tiveram que se adaptar a novos formatos de dar aulas. No bairro Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre, o Colégio Odila Gay da Fonseca vem realizando, desde maio, uma série de iniciativas para tentar atender os alunos da melhor forma, diante das circunstâncias. Uma delas é o Programa Odila Prepara, uma série de lives que estimula a leitura e recebe convidados que explicam como funciona o seu trabalho, auxiliando os alunos a ter subsídios para fazerem suas próprias escolhas profissionais.

No dia 26 de novembro, o convidado mais do que especial foi o patrono da 66ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, realizada em 2020, o professor e escritor Jeferson Tenório, de 43 anos, o primeiro negro a ser escolhido para o patronato e também o mais jovem. Jeferson Tenório é formado em Letras, mestre em literatura luso-africana e, recentemente, concluiu um doutorado em teoria da literatura, além de ser professor de língua portuguesa e literatura na rede pública de Porto Alegre. Com mediação do professor de história, especialista em Mídias na Educação, Evandro Guimarães, e da professora de matemática, autora infantil e especialista em EAD e Tecnologia da Informação, Lia Figas, a conversa tratou sobre as obras do autor, a importância do hábito da leitura, sobre o acesso aos livros, a representatividade do negro e, claro, sobre racismo, um tema impossível de ser ignorado depois do homicídio de João Alberto em um supermercado em Porto Alegre no mês de novembro. Como o próprio autor disse na live, até o primeiro negro ser escolhido patrono da Feira do Livro da capital gaúcha, precisaram passar 65 anos, o que deve causar reflexão: “se hoje eu me tornei patrono da Feira do Livro, é porque antes de mim houve um Oliveira Silveira, por exemplo, que lutou e reivindicou por espaço na Feira do Livro, e antes dele tiveram outros autores que também lutaram, então a nossa luta não é uma coincidência, ela se tornou uma obrigação e uma necessidade para chegar até aqui”. Entre temas espinhosos e exemplos de vida, os alunos ficaram encantados com a possibilidade de ter contato com um patrono da Feira do Livro, algo que nunca aconteceu na escola antes, e eles viram em Jeferson Tenório um exemplo a ser parabenizado, mas que deve, principalmente, ser seguido.

Para assistir à live do Odila Prepara com Jeferson Tenório, acesse a rede social da escola (facebook.com/colegioodila) ou acesse diretamente o link https://www.facebook.com/watch/live/?v=1276199262761333&ref=watch_permalink.