Escolinha de Futebol Kavalcante e a disciplina do esporte para crianças e jovens da periferia

O Jornalecão começou uma série de reportagens sobre o Fundo de Desenvolvimento Social, iniciativa do Sicredi para fomentar projetos que desenvolvam a educação, o esporte, a cultura, a saúde, a segurança ou o meio ambiente na região. Dessa vez, vamos conhecer o trabalho do sergipano Mateus Cavalcante, que chegou em Porto Alegre, em 2009, aos 21 anos, com o mesmo sonho de muitos jovens: ser jogador profissional de futebol. No entanto, o sonho quase se tornou pesadelo quando, após descobrir que o intermediário de sua vinda para o estado na verdade era um falso empresário que, ao perceber que Mateus era órfão e que não conseguiria nenhum dinheiro com a família, abandonou-o à própria sorte longe de casa. Depois de viver em pensões no centro de Porto Alegre e trabalhar em diversos empregos, Mateus não apenas conseguiu sobreviver na capital gaúcha, como ainda se casou, formou uma família, com sua esposa, seu filho, de 12 anos e sua filha, de 7. Depois, criou seu próprio negócio – a lojinha do Kavalcante, uma empresa de materiais esportivos e promocionais. 

Mas, sua paixão pelo esporte fazia com que ele não se contentasse em apenas trabalhar com artigos esportivos ou mesmo correr maratonas (Mateus foi o morador de Porto Alegre melhor colocado na São Silvestre por quatro anos): queria mais. Por isso, estudou e se habilitou para ser treinador de futebol. Depois de dois anos ensinando os jovens nas  aulas de futebol, de forma voluntária, no Centro Social Padre Pedro Leonardi, em março deste ano Mateus encorajou-se a abrir a sua própria escolinha, a Kavalcante, e a realizar o seu próprio trabalho social, recebendo crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, dos bairros Restinga e Hípica, duas vezes por semana, para ensinar tudo o que aprendeu e estimular a disciplina que a prática do esporte exige.

Selecionado no Fundo Social do Sicredi 2020, Mateus solicitou R$ 3.500 para a confecção de camisetas e, no dia 12 de outubro, lançou, oficialmente, o time Kavalcante Futebol Clube e seu uniforme, com a data estampada em seu brasão, com todas as camisas sendo abençoadas pelo Padre Ceron, em missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida da Restinga. Além de vestir os atletas nas competições, o uniforme, projetado pelo próprio Mateus, também serve para angariar fundos, já que as aulas de futebol são totalmente gratuitas para os alunos. Quem compra o uniforme torna-se padrinho de um atleta e ajuda-o a participar das aulas e das competições, além de proporcionar alimentação e os artigos esportivos necessários. Ao custo de R$ 100 cada camiseta, com número e nome personalizado, além de adquirir uma linda peça esportiva, você está também ajudando um jovem ou uma criança a manter-se na escolinha e a abrir os seus horizontes.

Enquanto já prepara uma segunda edição do uniforme do time, em versão clara, Mateus convida quem quiser colaborar com a Escolinha de Futebol Kavalcante a comprar uma camiseta e/ou doar alimentos para os alunos das famílias mais carentes, bastando acessar a rede social da empresa (www.facebook.com/Lojinhadokavalcante) ou contatar diretamente o Mateus, pelo telefone e WhatsApp (51) 98474-9967.