Centro Social Padre Pedro Leonardi, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga, entrega kits escolares com ajuda do Sicredi

Na edição anterior, O Jornalecão começou uma série de reportagens sobre o Fundo de Desenvolvimento Social, iniciativa do Sicredi para fomentar projetos que desenvolvam a educação, o esporte, a cultura, a saúde, a segurança ou o meio ambiente na região. Dessa vez, vamos conhecer o trabalho desenvolvido pelo Padre Claudionir Ceron, pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida da Restinga, ou, simplesmente, Padre Ceron, como é conhecido por todos. Além de ser um célebre torcedor colorado, o Padre Ceron também é reconhecido pelo belíssimo trabalho solidário que desenvolve no Centro Social Padre Pedro Leonardi. A instituição promove, desde abril de 2005, a inclusão de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade por meio de programas educacionais, culturais, esportivos e sociais no bairro Restinga, na Zona Sul de Porto Alegre. Direcionado ao cuidado com as crianças e os adolescentes, o centro busca resgatar a autoestima dos jovens, estimulando o seu pertencimento social e comunitário a partir de atividades lúdico/pedagógicas e socioassistenciais nos diferentes espaços da instituição, como a biblioteca, as salas de atividades, o auditório, a quadra de esportes, a pista de skate e o refeitório.

São vários os programas sociais em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV (que desenvolve atividades voltadas à prevenção de situações de vulnerabilidade e risco social, além de relações de afetividade e sociabilidade), o Trabalho Educativo (que contempla ações teóricas e práticas focadas na formação pessoal, social e profissional dos educandos), o Acolhimento Institucional – Casas Lar (moradias de crianças e adolescentes destituídos de suas famílias e sob medidas protetivas que são protegidos pelos cuidadores residentes no espaço residencial do Complexo Cidade dos Anjos) e Projeto Prato Alegre (que oferece almoço gratuito para 100 pessoas de segunda a sexta).

Nos Serviços de Convivência, são oferecidas duas refeições diárias, além de oficinas socioeducativas e culturais, como dança, teatro, capoeira, skate e taekwondo, de forma que seja trabalhar com os usuários o pensamento crítico, protagonismo e mostrar outras alternativas de vida frente à realidade em que se encontram.

Desde que as ações de isolamento tiveram início (março de 2020), os contratos com as Instituições e com o poder público para manter o centro foram suspensos, trazendo ainda mais dificuldades para atender as crianças, os adolescentes e as famílias de moradores da região, mas sem interromper as atividades totalmente, já que a quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social, nesse período, não diminuiu, mas, sim, cresceu. Antes da pandemia do novo coronavírus, mais de 500 refeições eram servidas por dia, das quais 300 eram para crianças e jovens, de 6 a 18 anos, dos projetos da instituição. Para não os deixar desamparados neste período de pandemia, o Centro Social Padre Pedro Leonardi passou a distribuir cestas básicas e kits de higiene básica para as famílias das crianças e adolescentes atendidas.

O Padre Ceron costuma dizer que o Centro Social Padre Pedro Leonardi está “longe do centro, mas perto de quem precisa”, e, desde que o Sicredi chegou ao bairro Hípica, a relação entre as duas instituições fortaleceu ainda mais a parceria. Além de fazer aulas sobre cooperativismo com o Sicredi, Padre Ceron, obviamente, não perderia a chance de fortalecer o belíssimo trabalho social desenvolvido na Restinga, inscrevendo-se e sendo uma das 12 entidades da região sul que recebeu o Fundo de Desenvolvimento Social 2020. Foram solicitados R$ 7 mil para a compra dos kits escolares (que contém, cada um: 1 caderno, 1 livrinho, lápis de cor, 1 borracha, 2 colas, tesoura, apontador e uma pasta de atividades educativas elaborada pela Coordenação Pedagógica do Centro Social Padre Pedro Leonardi), que estão sendo distribuídos neste período de pandemia de Covid-19.

Existem várias formas de colaborar com o Centro Social Padre Pedro Leonardi, desde a doação de alimentos, material de limpeza/higiene e materiais pedagógicos até doações deduzidas no Imposto de Renda (pelo FUNCRIANÇA – 6% para pessoa física e 1% para pessoa jurídica) através do link https://doacoes.prefeitura.poa.br/projeto/1617.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones 3015-9966 e 98410-5400.