Centro Cultural da SABI realiza primeiro curso para jovens

Em março de 2020, o Centro Cultural SABI (Sociedade de Amigos dos Balneários de Ipanema) estava preparando o início das atividades do seu projeto social, que ofereceria escolinha de futebol, de patinação e de tecnologia, além de trabalhar valores e cidadania, entre outros, com os jovens da Zona Sul de Porto Alegre. Mas a chegada da pandemia de Covid-19 e a decorrente quarentena adiou esses planos.

Durante os meses de isolamento social, o grupo de gestores da SABI se viu obrigado a mudar o foco, voltando suas forças para atender as famílias de comunidades carentes que estavam passando por enormes dificuldades devido à paralisação do comércio e a impossibilidade de trabalhar, principalmente quem tinha empregos informais. O Centro Cultural da SABI Iniciou, então, uma campanha de arrecadação e distribuição de itens necessários à sobrevivência dessas famílias, tais como alimentos e materiais de higiene. Com o apoio de todos os seus colaboradores e do comércio local (em especial Mercado Lunardelli, Zanini Carnes, Pão e Gula, Stúdio Ótica, Veja Novidades, TransCaxias Logística e Guardian Capital), o grupo arrecadou inúmeras cestas básicas, roupas, sapatos, toalhas e cobertores em bom estado, além de máscaras de proteção, fraldas e lenços umedecidos. As doações foram recolhidas desde julho para entrega em vários locais, como o Lar Emanuel, na Restinga (que atende cerca de 90 pessoas deficientes), a Casa de Acolhida, de Ipanema (que atende cerca de 50 menores), e as Paróquias Menino Jesus de Praga e Nossa Senhora Aparecida (que atendem cerca de 200 famílias).

Agora que a onda de contágios deu uma trégua e, aos poucos, a vida vai voltando à normalidade possível, os cursos planejados anteriormente voltaram a ser o foco principal do trabalho cultural e social que a SABI desenvolve. O primeiro curso, de Capacitação Gratuita em Informática, parte do Programa Cidadania e Talento, ministrado pelo CIEE (Centro de Integração Empresa – Escola) em sua plataforma online, já está acontecendo e promovendo a inclusão digital e a valorização da cidadania junto a jovens de 14 a 26 anos que frequentam os anos finais na rede pública de ensino. A primeira turma se forma no dia 11 de dezembro.

Interessados em participar das próximas turmas desse ou dos próximos cursos que o Centro Cultural da SABI planeja oferecer devem entrar em contato com a diretoria da entidade, pelos telefones (51) 99744-4423 e (51) 98186-0510, lembrando que todos os protocolos de higiene necessários para a prevenção contra a Covid-19 são rigidamente cumpridos. A sede da SABI está localizada na Rua Engenheiro Coelho Parreira, 50, quase esquina com a Avenida Guaíba, no bairro Ipanema.