Pérola Negra se despede da praia de Ipanema

Mais de três anos depois de chegar, restaurante flutuante sai da orla e, agora, pode ser visto em frente ao bairro Serraria

Instalado na orla de Ipanema desde julho de 2017, o restaurante flutuante Pérola Negra, mudou de endereço. Desde o verão, quando a pandemia começou a ser sentida em Porto Alegre, o estabelecimento encontra-se fechado, inicialmente pelas restrições ocasionadas pelo combate ao novo coronavírus, e, atualmente, inacessível ao público, tendo sido desatracado na segunda quinzena de outubro.

Não há informações oficiais sobre o destino da embarcação, que tem capacidade para atender cerca de 250 pessoas e que, antes de atracar na praia de Ipanema, estava ancorada em Rio Pardo. Os responsáveis pelo negócio informam apenas a intenção de reabrir ao público ainda em 2020. Recentemente, no entanto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) informou que, desde dezembro de 2018, a operação de restaurante não está mais autorizada no local e que os responsáveis foram informados da não renovação da licença e entraram com um recurso, que, no verão de 2019, foi considerado improcedente. Desde então, não estaria mais autorizado o atendimento ao público.

O que gerou estranheza à população é que o alvará atual é de Ponto de Referência, o que não autoriza operação comercial na embarcação, que, pelo menos por enquanto, segue nas proximidades da orla de Ipanema, mas agora no vizinho bairro Serraria. O que ainda não se sabe, porém, é o destino do Pérola Negra.