Fundo de Desenvolvimento Social Sicredi: CTG Pousada da Figueira comprou máquinas e materiais de costura para curso gerar renda para a comunidade

Sediado na Lomba do Pinheiro, o CTG Pousada da Figueira é uma entidade cultural, sem fins lucrativos, fundada em 1988, que desenvolve atividades relacionadas à preservação da cultura gaúcha, além de oferecer, no seu endereço, na Estrada João de Oliveira Remião, 6791 – Parada 17, espaço para o desenvolvimento de atividades sociais e recreativas que ajudam a atender algumas das necessidades da comunidade. Após se inscrever e ser selecionado no Fundo Social de Desenvolvimento do Sicredi, o CTG Pousada da Figueira recebeu R$ 7 mil para comprar uma máquina de costura e consertar outras três, além de adquirir mais uma máquina de sublimação e uma impressora, materiais de costura e realizar melhorias no local para poder oferecer cursos e, portanto, gerar renda para os envolvidos.

Com os equipamentos adquiridos, o CTG passou a oferecer um curso gratuito de Corte e Costura básico de 60 horas. As aulas acontecem na sede do centro de tradições gaúchas, duas vezes por semana, inicialmente com duas turmas em horários diferentes (terças e quintas, das 14 às 16h e das 16h às 18h), totalizando quatro horas por semana para cada grupo de alunos.

As aulas são ministradas por Adriana Oliveira da Rosa, que viu na costura uma oportunidade de fazer renda sem ter que deixar de cuidar da sua filha, ficando entusiasmada quando recebeu, há um mês, o convite do CTG para ensinar outras pessoas a fazer o mesmo. Os interessados não precisam ter absolutamente nenhum conhecimento prévio sobre costura para fazer o curso, pois terão a oportunidade de aprender todo o básico, com exercícios que ensinam desde o manejo das máquinas até os processos básicos, como fazer margem de costura, costura inglesa, bainha, caseado, pregar botão e colocar elástico, velcro, bolsos e zíper, até os alunos estarem aptos a fazerem uma saia, uma bermuda (que é o mesmo processo para saber fazer uma calça) e uma camisa.

Como, inicialmente, há apenas três máquinas de costura disponíveis, também são apenas três alunos por turma, o que deixa as aulas totalmente personalizadas, praticamente um atendimento particular. Se um aluno tiver a necessidade de faltar algum dia, nenhum conteúdo ou lição se perde. Mas a assiduidade é um critério importante – se não um dos poucos, já que só é preciso ter mais de 12 anos para poder frequentar as aulas –, pois existe uma fila de espera de mais de 50 inscritos!

Depois de aprender a costurar, abrem-se duas possibilidades de renda para os participantes do curso: a confecção e a venda das roupas. Outro projeto futuro, que envolve a costura aprendida no curso, é a confecção de máscaras de proteção, que serão vendidas para garantir a compra de alimentos a serem destinados à população mais carente da região.

Para colaborar com o CTG Pousada da Figueira, assim como fez o Fundo de Desenvolvimento Social do Sicredi, e ajudá-lo a fortalecer o trabalho local realizado, além de outras máquinas e mais materiais de costura, a entidade também aceita alimentos ou artigos de higiene. Basta entrar em contato pelo telefone 3319-6101, pela rede social (facebook.com/ctgpousadadafigueira), ou WhatsApp (99372-3061), diretamente com o peão caseiro e tesoureiro João Carlos Barcelos Guterrez.