Educandário São João Batista completa 81 anos

Criada por Déa Coufal, em 1939, instituição filantrópica atende gratuitamente crianças e adolescentes com deficiências físicas múltiplas

O Educandário São João Batista, entidade filantrópica localizada no bairro Ipanema (Rua Tenente Coronel Mário Doernt, 200), completou 81 anos de atividade em setembro. Criado em 29 de setembro de 1939 por Déa Coufal – moradora de Ipanema desde a fundação do bairro, em 1930, e que dá nome a uma via próxima -, o Educandário inicialmente atendia apenas crianças portadoras de poliomielite e se chamava Casa da Criança Inválida. Apesar da mudança de nome e de público atendido, uma coisa nunca mudou nas mais de oito décadas de atuação: a compaixão pelos mais necessitados. Atendendo atualmente crianças e adolescentes com deficiências físicas múltiplas, o Educandário, além de tratamento, oferece também educação para o seu público, sempre de forma gratuita, não apenas para melhorar a qualidade de vida de seus ingressos e famílias, mas também para capacitá-los e lembrá-los de seus direitos como cidadãos.

Custeando o trabalho desenvolvido apenas com doações, o Educandário, assim como aconteceu com quase todas as áreas da sociedade, sofreu muito com a pandemia do COVID-19, agravando ainda mais um cenário que já era difícil. Além dos riscos à saúde que se agravam com o coronavírus, as dificuldades econômicas para manter a equipe – que conta com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, além entre outros profissionais que atuam na área de alimentação, de limpeza, de manutenção, etc. – ficou ainda mais difícil durante a quarentena, porque ficou impossibilitada a realização de eventos, uma de suas fontes de renda mais regulares.

Com a certeza de que a consciência da sociedade sobre a importância do Educandário vai se traduzir em apoio para continuar o seu trabalho, O Jornalecão toma a liberdade de falar por seu leitor, com a certeza de que expressa um sentimento de toda a Zona Sul: obrigado por todos os serviços prestados e parabéns pelos 81 anos! Contem conosco para seguir com este belíssimo exemplo por mais muitas décadas!

Para colaborar com o trabalho desenvolvido pelo Educandário, que não repassa os custos para as famílias atendidas, é possível fazer um depósito solidário através de boleto, que deve ser solicitado por mensagem através do WhatsApp (51) 98146-9818, ou diretamente nos bancos:

Educandário-Centro de Reabilitação São João Batista
CNPJ: 92967702/0001-67

Banrisul: Agência 0085, Conta Corrente 06.031.666.0-6

Caixa: Agência 0958, Operação 003 e Conta Corrente 466-2

Banco do Brasil: Agência 2822-3, Conta Corrente 5.158-6