Smams alerta para o período de reprodução de gambás e morcegos

Com início oficial no dia 22 de setembro, a primavera é uma época do ano em que ocorre a reprodução de muitas espécies nativas silvestres. Em especial, os gambás e os morcegos. Por isso, a Smams (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade) alerta que, justamente em função dos cuidados com seus filhotes, esses animais também se tornam mais vulneráveis nessa época.

Gambás – Os gambás são animais marsupiais, assim como os coalas e cangurus, e importantes ecologicamente por dispersarem sementes de frutas e controlarem a população de algumas pragas como escorpiões e aranhas. Com a aproximação dos centros urbanos do habitat dessas espécies, é comum encontrar gambás (Didelphis albiventris) revirando lixo e buscando frutas em árvores. Ao tentar espantá-los, as pessoas, muitas vezes, acabam por machucá-los. Mesmo que pensem em ajudar, mexer nessas ninhadas é prejudicial aos animais. São animais de hábitos noturnos, assim o correto é deixá-los acomodados durante o dia, enquanto dormem, e esperar que partam à noite por conta própria, o que sempre acontece. Antes que retornem em busca de um canto na casa, o mais recomendado é vedar as aberturas entre os telhados e forros. O lixo deve estar sempre bem acondicionado e, quem tem cães e gatos, deve evitar deixar sobras de rações todo o dia. Mas se o gambá já estiver acomodado em alguma árvore no quintal, deixe-o escolher a hora adequada para sair.

Morcegos – Os morcegos urbanos (Tadarida brasiliensis) são os mais comuns em Porto Alegre e são muito importantes no controle de pragas agrícolas e insetos nas zonas urbanas. Com o calor, os forros das casas passam a ter temperaturas que podem se aproximar a 60 graus, o que torna a cidade um local adequado para servir de maternidade aos morcegos, justamente na época em que ocorre a proliferação de diversos insetos, como baratas, mosquitos, cupins, mariposas. Como se alimentam apenas de insetos, os morcegos têm grande importância no equilíbrio dos ecossistemas, sendo protegidos por lei e não podendo ser removidos pela Smams e nenhuma outra instituição, já que não oferecem riscos às pessoas.

Contato – Alertas sobre a presença de animais silvestres, especialmente quando encontrados feridos ou em perigo, devem ser encaminhados à Smams pelo telefone (51) 3289-7517, no horário das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 18h.