O uso de máscaras ainda é importante

No início da epidemia do coronavírus, o uso da máscara de proteção não foi incentivado para aquelas pessoas que não apresentassem os sintomas de febre, dores no corpo, tosse, etc. A ideia era preservar as máscaras disponíveis para uso dos profissionais de saúde, evitando, assim, o seu desabastecimento. No entanto, ainda assim, as máscaras desapareceram rapidamente das prateleiras das farmácias. No desenrolar dos acontecimentos, a epidemia virou pandemia, o Ministério da Saúde teve que comprar máscaras no exterior para os agentes de saúde e passou a recomendar o uso de máscaras por todos, inclusive obrigatoriamente em muitos lugares.

Hoje, sabemos que é importante usar a máscara protetora, pois o vírus pode estar em qualquer lugar, não há como saber se quem passa perto de nós está com o Covid-19 ou não, pois existem muitas pessoas infectadas que não apresentam nenhum sintoma e podem estar transmitindo o vírus sem saber. Por isso, além do uso da máscara, é preciso respeitar também a distância recomendada de um metro e meio entre as pessoas.

Que tipo de máscara devemos usar?

Existem as máscaras de uso profissional, como as máscaras cirúrgicas, e as tipo PFF2 e N95, que são usadas apenas uma vez e, depois, são descartadas. Essas máscaras mais elaboradas são importantes para os profissionais da saúde, porque, além de evitar o desabastecimento, eles também têm as orientações adequadas para descartá-las de forma correta.

Existem também as máscaras de acrílico, tipo escudo, feitas em impressoras 3D com materiais específicos. Podem ser usadas várias vezes se higienizadas com álcool. Essas máscaras formam mais uma barreira de proteção, junto às máscaras de pano, e são mais difíceis de encontrar. A equipe de O Jornalecão recebeu algumas máscaras desse tipo, doadas pelo amigo, arquiteto e antigo colaborador, Martin Suffert.

Outra solução simples, barata e bastante comum são as máscaras de pano, feitas artesanalmente, que podem ser lavadas e, portanto, ser usadas várias vezes novamente.

Como cuidar das máscaras?

A máscara é sempre individual, cada pessoa deve usar apenas e somente a sua própria máscara sempre que sair de casa. O tempo máximo de uso é entre 2h ou 3h, no caso das de pano, de forma que o ideal é todas as pessoas terem algumas máscaras reservas, que podem ser isoladas e levadas em uma sacola plástica, sem esquecer ter outra sacola vazia para poder colocar as máscaras já usadas. Quando chegar em casa, lave as máscaras, deixando-as por volta de 10 minutos em solução de água sanitária e água (as máscaras coloridas devem ser lavadas com água e sabão).

Como fazer o descarte das máscaras?

Quando se percebe que a máscara de pano está desgastada, está na hora de descartá-la, e isso deve ser feito sempre com muito cuidado, não apenas para evitar a poluição do ambiente, mas também a contaminação dos profissionais de limpeza. É recomendado colocar as máscaras descartadas em sacos plásticos bem fechados, antes de descartar junto com o rejeito (lixo que não pode ser reciclado nem usado para compostagem), criando uma barreira adicional de proteção e evitando a contaminação de terceiros. Nunca jogue a máscara diretamente no lixo!

Como fazer uma máscara caseira?

Para ser mais eficiente, a máscara de pano deve ser dobrada em dois ou três camadas. Pode ser até feita com tecidos em casa, como calças, camisas, camisetas, cortinas, etc. Veja como você pode fazer a sua!

  1. As costuradas (à mão ou à máquina) devem ter cerca de 22 cm de lado e 26 cm de altura. Dobra-se na parte mais longa, e vai costurando em volta, fazendo pregas ou franzidos nos lados. Depois, é só colocar dois elásticos presos em cima e embaixo de cada lado.
  2. Para fazer máscaras apenas com recortes, o tecido deve ser elástico, do tipo de camisetas ou de calças leg. Você corta um quadrado de cerca de 28 cm na largura e 24 cm na altura, dobra e faz recortes em círculos ao lado, para encaixar nas orelhas. Em volta da máscara dobrada, você vai adaptando a máscara à forma do rosto, com recortes curvos.