Equipe de Fauna Silvestre da prefeitura resgata filhote de coruja na Zona Sul

A Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) atendeu pedido de resgate de um filhote de coruja-orelhuda (Asio clamator), no bairro Vila Assunção. Conforme relato da pessoa requerente, a ave, que ainda não possui a habilidade de voar, havia caído do ninho, o que gerou preocupação, pois no local circulam animais domésticos como cachorros e gatos.

Essa espécie, de hábitos noturnos, é relativamente adaptada ao meio urbano, podendo utilizar ocos de árvores em praças e jardins como ninho, situação ocorrida neste resgate, na segunda-feira, 10. Segundo a técnica da Equipe, Geane Peres Azambuja, que acompanhou a ação, a coruja-orelhuda é uma importante controladora de animais sinantrópicos, ou seja, aqueles que vivem nos arredores de habitações humanas, de onde tiram abrigo.

“A alimentação é baseada no consumo de ratos, morcegos, insetos, anfíbios, répteis e aves como pombos, auxiliando assim no equilíbrio das populações de animais, muitas vezes, indesejados”, revela a técnica. O filhote não apresentava ferimentos e foi encaminhado para uma clínica veterinária conveniada onde passa bem.

Contato – Qualquer informação sobre animais silvestres pode ser obtida pelo telefone (51) 3289-7517 ou via e-mail: [email protected].


Fonte: Prefeitura de Porto Alegre