Como agir quando se está com suspeita de COVID-19?

Em função da pandemia do coranavírus, qualquer resfriado gera apreensão e a dúvida: será que peguei o COVD-19? Segundo as orientações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o primeiro passo é procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa, porque é importante que pessoas suspeitas de estar contaminadas desloquem-se o mínimo possível, até para evitar novos contágios. Durante a consulta, será verificado o estado de saúde do paciente e se é necessário realizar o teste para detectar o vírus.

Tive contato com alguém diagnosticado com o COVID-19, o que faço?

A orientação da SMS é dirigir-se a uma Unidade de Saúde mais próxima de casa para realizar o diagnóstico. O ideal é que todos os casos suspeitos sejam testados.

Fui detectado com o coronavírus, o que faço agora?

Se está com sintomas leves, a orientação é ficar isolado em casa e seguir as recomendações e os medicamentos indicados pelos responsáveis médicos. As pessoas que convivem na mesma moradia devem se afastar ou entrar em quarentena acompanhando o infectado por 14 dias, quando será feita a testagem.

E se eu piorar, mesmo seguindo as recomendações médicas?

Se, apesar de seguir todas as recomendações médicas e tomar todos os medicamentos receitados, a pessoa piorar o estado de saúde e apresentar mais dificuldades para respirar, dores no peito e febre persistente, a recomendação é que se dirija a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), pois lá estão preparados para atendimentos e encaminhamentos mais urgentes.

Locais da Zona Sul com Tendas externas para atendimento de diagnóstico da atenção primária

Hospital Vila Nova – Rua Catarino Andreata,155 (das 7h às 19h)

Hospital Restinga Extrema Sul – Estrada João Antônio da Silveira,3700 (das 8h às 17h)

Unidade de Saúde Cohab Cavalhada – Rua Paulo Maciel, 220 (das 8h, às 17h)

Unidade de Saúde Cristal – Rua Cruzeiro do Sul, 2701 (das 7h às 19h)

Unidade de Saúde Moradas da Hípica – Rua Geraldo Link, 235 (das 7h às 19h)

Unidade de Saúde Paulo Viaro – Estrada do Lami, 4488 (das 8h às 17h)

Tenda externa em pronto atendimento 24h

UPA Cruzeiro do Sul – Avenida Moab Caldas,400

A Prefeitura de Porto Alegre tem uma série de orientações sobre como agir em casos de suspeita, basta acessar https://prefeitura.poa.br/carta-de-servicos/acesso-orientacoes-coronavirus