Porto Alegre adota plantio georreferenciado de árvores

Até o início deste século, Porto Alegre era reconhecida e se vangloriava de ser a capital mais arborizada do Brasil. Com o tempo e o processo de urbanização constante, o orgulho do porto-alegrense sobre a arborização das suas ruas diminuiu na mesma proporção que a quantidade de árvores. Buscando resgatar essa antiga vocação da cidade, ter o ar mais limpo, mais sombra e as ruas mais agradáveis, com mais natureza, a prefeitura deu início a um projeto inédito de plantio georreferenciado. Por meio do uso de GPS, será possível tanto identificar os locais mais carentes de árvores, assim como a localização das árvores plantadas, suas espécies e a data do plantio. A medida pretende construir um inventário da arborização de Porto Alegre, que poderá ser acompanhado pela população em tempo real por meio de um mapa on-line que está sendo desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) e, em breve, será disponibilizado no site da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

Com o plantio iniciados no dia 15 de julho, estima-se que, até o final do ano, 715 mudas de árvores sejam plantadas ao longo de 28 vias públicas. Reconhecida por suas belezas naturais, como morros, praças e áreas verdes, a Zona Sul de Porto Alegre não receberá plantios de árvores em um primeiro momento, já que a prioridade serão os bairros e as vias mais carentes de arborização.

Para conhecer o novo modelo de plantio de árvores em Porto Alegre, assim como as espécies plantadas e as vias que receberão as árvores, a prefeitura disponibilizou um guia, disponível aqui.