Programação da Rádio Ipanema Comunitária privilegia conteúdo próprio e exclusivo

No ar desde 2007, a Rádio Ipanema Comunitária é conhecida por ter sido criada para ser mais um veículo de mídia independente voltado a expressar e manifestar os interesses da comunidade da Zona Sul de Porto Alegre. Sem espaço para suas pautas na grande mídia, a população local organizou-se para criar mais uma ferramenta para ampliar a voz dos movimentos locais, e, como na época já havia O Jornalecão cumprindo essa função como jornal de bairro, a opção escolhida foi construir uma rádio comunitária.

Mantida e produzida desde o início por moradores da região, a Ipanema Comunitária fica sintonizada no 87.9 FM, mas, assim como as outras rádios comunitárias, tem o seu alcance pelas ondas de rádio restrito, atingindo apenas os arredores do bairro que a nomeia, na Zona Sul da capital gaúcha. No entanto, todo o seu conteúdo também fica disponível para qualquer outro lugar, não importa a distância, através da internet, em ipanemacomunitaria.com.br.

Com quase 13 anos de atividades, além do rico e diverso cardápio musical, a Rádio Ipanema Comunitária também possui programação exclusiva, seja em parceria com outros canais que também já produzem conteúdo próprio, seja dando espaço para quem tem uma mensagem e o interesse de levá-la ao público – obviamente desde que não firam os valores estatutários que regem a Rádio Ipanema Comunitária e a legislação que rege as outras rádios comunitárias pelo país.

Abaixo, conheça a programação exclusiva que a Ipanema Comunitária leva ao seu ouvinte semanalmente:  

Estúdio Ipanema:

No ar desde março, o programa Estúdio Ipanema é produzido e apresentado por Luiz Dasper e trata de temas como saúde, música, eventos culturais, informativos de escolas e outros, com debates, entrevistas e boletins feitos por profissionais das áreas. A parte musical fica com o melhor do pop, do rock e do reggae nacional, com clássicos das décadas de 70, 80 e 90. O Estúdio Ipanema vai ao ar todas segundas-feiras, ao vivo, a partir das 21h, com reprises nas quartas-feiras, a partir das 13h.

União de mídia Local:

Parceria da Rádio Ipanema Comunitária com O Jornalecão, a União de Mídia Local reúne dois dos veículos mais tradicionais da Zona Sul para produção e propagação de conteúdo conjunto. Além do conteúdo da rádio ganhar espaço nas páginas do jornal, como essa própria matéria, as notícias do jornal também ganham espaço na rádio, com inserções duas vezes por semana: às segundas e quintas, às 12h, com repetição às 17h30.

Contando história:

O Programa Contando História é produzido e apresentado pelo professor de história Eberson Machado, que conta sobre a história de Porto Alegre e, em especial, sobre a Zona Sul, trazendo fatos e curiosidades sobre seus monumentos e personalidades. O Programa também recebe visitas e realiza entrevistas, além de, é claro, muita música! O Programa Contando História acontece todas as terças-feiras, a partir das 20h.

Buenas, Chê!:

Com foco na cultura tradicionalista, o programa traz, semanalmente, histórias e curiosidades da cultura gaúcha, além de trazer entrevistados, músicos, agenda de eventos e atividades dos CTGs da região e dos blocos musicais com o melhor do sul do país.

O programa “Buenas Chê” é produzido e apresentado por Arthur Vargas, aluno da escola Leocádia Felizardo Prestes que realizou oficinas com a rádio em 2018 e 2019, quando aprendeu comunicação comunitária, como ser repórter, produtor, operador de áudio e comunicador e, então, se juntou à equipe da rádio. O programa irá ao ar todos os domingos, a partir das 17h, com reprises nas quartas-feiras, no mesmo horário.

Cidade Sustentável:

Inicialmente parte do projeto de oficinas de rádio na escola de Ensino Fundamental Leocádia Prestes, com o objetivo de capacitar jovens a realizar programas com a temática da sustentabilidade, o programa Cidade Sustentável ensinava os alunos a fazerem rádio ao mesmo tempo em que proporcionava um debate sobre cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Apesar do projeto na escola ter terminado, o Cidade Sustentável repercutiu tão bem que passou a integrar a programação fixa da Ipanema Comunitária. Produzido e apresentado pela jornalista Ana Guimarães, o programa é focado na sustentabilidade, com entrevistas de pessoas ligadas ao tema, e acontece às quartas-feiras, das 20h às 21h, com reprises às sextas-feiras e aos sábados, às 13h.

Heavy Hour:

O programa Heavy Hour é produzido e apresentado pelo pessoal do Coletivo Catarse, trazendo muito debate sobre diversos temas sociais, sem medo de nenhum de enfrentar os tabus. O programa Heavy Hour acontece sempre às quintas, das 20h às 21h30.

Otaku Desu:

O Otaku Desu é o mais antigo dos programas da Ipanema Comunitária, estando no ar desde janeiro de 2010. Produzido e apresentado por Alexsandro Magalhães, Bruno Grassi e Gustavo Carús, com participação de Arthur Vargas, Khalel Henrique e Miguel Fernandes, o programa é uma revista semanal recheada de notícias, de entrevistas, de debates e, claro, de muita música! Com a temática na cultura POP (vídeo game, literatura, cinema, TV, stc.), o programa acontece às sextas-feiras, das 18h às 19h, e também fica disponível em outras plataformas como Spotify, Anchor e MixCloud (para encontrar, basta buscar por “Otaku Desu” na sua plataforma preferida).

Hotmix Club:

Voltado a divulgar a música eletrônica mixada, o programa Hotmix Club é produzido e apresentado por Reinaldo Veríssimo, trazendo semanalmente as novidades da música dos grandes DJs e dos grandes eventos, aos sábados, das 21h às 22h.

Então, foi assim?:

Apresentado por Ruy Godinho e produzido pela Abravideo, o programa Então, foi assim? busca desvendar os segredos, os sentimentos, as emoções e as situações vivenciadas pelos autores e compositores de músicas que marcaram época no Brasil.  Por intermédio de entrevistas realizadas com centenas de músicos brasileiros, o programa tenta desvelar as particularidades do processo criativo e a trajetória que essas músicas tomaram até se transformarem em sucessos nacionais. O Programa Então, foi assim? acontece todos os sábados, às 18h.

Odila nas ondas do rádio:

No ar desde junho, o programa Odila nas ondas do rádio são uma série de programetes nos quais os professores de diversas matérias do Colégio Odila Gay da Fonseca dão orientações, dicas de estudo e resumos de conteúdos para os alunos poderem continuar aprendendo durante a quarentena, em casa.

As “audio aulas” vão ao ar na programação todos os dias, em diferentes horários dentro dos horários escolares, ficando, depois, todos os áudios disponíveis em um banco de dados online, para que os alunos possam acessar a qualquer momento.