Colégio Odila Gay da Fonseca realiza atividades virtuais para seus alunos e inspira faculdade

Com a pandemia do novo coronavírus, as aulas suspensas desde março e a previsão de retorno somente em setembro, tanto alunos quanto professores têm se esforçado e se reinventado para tentar minimizar os impactos de todo esse tempo distantes. Na Zona Sul de Porto Alegre, o Colégio Odila Gay da Fonseca, localizado no bairro Ipanema, é umas das instituições de ensino que aproveitou a internet para manter contato com seus alunos. Com o apoio da diretoria da escola e o engajamento dos professores, uma série de iniciativas que visam proporcionar conteúdo escolar de forma regular para os alunos está sendo realizada desde maio.

Além de passar a integrar a programação da Rádio Ipanema Comunitária, oferecendo dicas de estudo e informações durante todos os dias da semana, o Colégio Odila também está realizando lives na internet. Uma delas, intitulada Odila Prepara, trata do universo das profissões, Leituras Obrigatórias, visando ENEM/Vestibular, com entrevistas de pessoas do ramo que explicam como funciona o trabalho e a carreira, oferecendo subsídios para os alunos decidirem o que fazer após concluir os estudos.

Como parte do Odila Prepara, o professor de história Evandro Guimarães também realiza entrevistas/debates. Uma delas, com professores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), inspirou uma iniciativa semelhante, chamada Auxílio Emergencial Educacional para o ENEM, do Programa de Pós-Graduação da FURG, sob influência da participação das professoras Luciana Coronel, Rosane Jaehn Troina e Ariel Leite, possibilitando uma parceria da Instituição Federal com outras escolas estaduais do município de Rio Grande, auxiliando na preparação dos alunos do ensino médio para o ENEM.

Para acompanhar as iniciativas do Odila, acompanhe a rede social da escola (facebook.com/colegioodila) e o site da Rádio Ipanema Comunitária (ipanemacomunitaria.com.br).

Veja também:

Colégio Odila Gay da Fonseca realiza inserções na Rádio Ipanema Comunitária durante suspensão das aulas