Rápido aumento na demanda por UTIs faz prefeitura decretar fechamento do comércio da Capital novamente

A prefeitura fechou novamente, desde hoje, dia 22 de junho, o comércio de Porto Alegre, mantendo abertos apenas os estabelecimentos e serviços expressamente autorizados, restaurantes até as 17h, além dos autônomos e microempreendedores individuais. A decisão do Comitê de Enfrentamento ao coronavírus foi tomada em reunião extraordinária dois dias antes, após a equipe analisar todos os dados importantes para a tomada de decisão. Os motivos levados em conta são o rápido avanço da ocupação de leitos de UTI e a grande circulação de pessoas nas ruas.

Com o decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), ficam impedidos de abrir cerca de 29 mil CNPJs cadastrados na categoria de microempresas para atividade de comércio, além de aproximadamente 4.700 empresas de pequeno porte também cadastrados na categoria de comércio. Todos CNPJs juntos empregam perto de 60 mil trabalhadores formais.

Os restaurantes poderão continuar abertos até as 17h com limite de quatro clientes por mesa, ou em cadeiras intercaladas e espaçamento entre as mesas, como já estava previsto em decreto.

O executivo também estabelece regramento para evitar aglomerações em estabelecimentos como supermercados, shoppings e parques e praças. Pessoas que desrespeitarem o distanciamento social e as medidas de proteção individual ou supermercados e shoppings que não evitarem aglomerações poderão ser multados.

Para ajudar a população a entender o impacto em cada atividade, a prefeitura divulgou uma cartilha com as instruções, disponível no site especial do coronavírus no portal da prefeitura ou acessando https://prefeitura.poa.br/sites/default/files/usu_doc/cartadeservicos/GUIADECRETO_1.pdf

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Texto: Elisandra Borba
Edição: Taís Dimer Dihl