Solstício de inverno

O coronavírus está no ar. Parece que está tudo parado e em compasso de espera até que ele saia de perto de nós. O Mundo parou? Não! A natureza continua realizando seus ciclos. As noites sucedem os dias, a Terra continua dançando em volta do Sol no seu eterno movimento de translação. As estações do ano vão se sucedendo: no início do ano era verão, veio o outono e, agora, o inverno bate em nossas portas. Os dias ficam mais curtos, as noites, mais longas, até que o solstício de inverno nos encontre trancados em casa, nos protegendo do vírus e, também, do frio.

Mas o que é Solstício de inverno? É aquela data em que ocorre o dia mais curto do ano, em relação à iluminação solar, e, consequentemente, a noite mais longa também. Nós, que estamos no Hemisfério Sul, estaremos no ponto mais afastado do Sol em 20 de junho, sábado, às 18h44min. Como a Terra gira inclinada em relação ao seu eixo, neste momento o Sol fica na maior distância angular em relação à linha do Equador e, oficialmente, começa o inverno.

Nosso sistema físico também continua o seu ciclo, pois também fazemos parte da natureza e, neste momento de frio, ficamos mais vulneráveis. Todo o cuidado é pouco, porque também estamos vivendo uma pandemia. Então, precisamos estar atentos para manter uma alimentação saudável e reforçar a imunidade, praticar exercícios físicos, usar roupas adequadas e tomar banho de sol, para receber vitamina D. Afinal de contas, o Sol pode estar mais longe, mas ainda nasce para todos! E, cá entre nós, é até mais gostoso curtir o Sol no inverno do que no verão, não acham?