Transporte coletivo de Porto Alegre em xeque

Unificação de linhas de ônibus, mudanças de horário, suspensão temporária de trajetos e quantidade de passageiros inadequada para manter o distanciamento mínimo entre as pessoas em alguns horários (foto abaixo) são os principais impactos


Os mais de dois meses de manutenção da política de distanciamento social como forma de evitar a proliferação do novo coronavírus estão acarretando uma série de mudanças na vida dos usuários do transporte coletivo. Devido à redução no número de passageiros, diversas linhas sofreram alterações de horários, itinerários e terminais. E, infelizmente, algumas linhas correm risco de suspensão temporária.

Linhas da Zona Sul da cidade sofreram diversas modificações temporárias

Durante maio, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) anunciou alterações no atendimento do transporte público. Uma das modificações efetivadas foi a unificação temporária de linhas. Na Zona Sul, são diversos casos. As linhas Ponta Grossa (171) e Serraria (179) foram temporariamente substituídas pela linha 171.6 (Serraria Rodoviária via Mendes Ouriques) e os usuários das linhas Icaraí (149) e Menino Deus (177) agora são atendidos pela linha 149.3. O mesmo aconteceu, porém só nos finais de semana, com as linhas A69 – Alimentadora Lami Belém Novo e A74 – Alimentadora Canta Galo Extrema, objetivando sincronizar a integração da linha Alimentadora com as linhas radiais 267.1 e 267.2 no terminal da Sapolândia.

Alterações de terminais também fizeram parte das modificações implementadas pela EPTC. A linha R67 (Rápida Lami via Belém Novo), nos horários das 15h25 (sentido do Bairro – Centro) e das 8h02 (Centro – Bairro), e a linha D67 (Lami via Belém Novo/direta), nos horários das 06h25 (Bairro – Centro) e 17h (Centro – Bairro), estão com o terminal alterado para a praia do Lami, para possibilitar a realização do atendimento com veículo articulado.

Mudanças de horários também ocorreram. As linhas 173 (Camaquã), 188 (Assunção), 280 (Otto/ HPS), 280.1 (Otto/HPS Sábados, domingos e feriados) e 280.2 (Otto/ HPS 3ª Perimetral) tiveram suas tabelas horárias ajustadas.


Anúncio de suspensão de atendimento de linhas pegou população de surpresa

A Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) solicitou à EPTC a descontinuidade do serviço, por tempo indeterminado, em 12 linhas de ônibus. Quatro atendem a Zona Sul de Porto Alegre (282 – Cruzeiro do Sul, 282.1 – Pereira Passos, 289 – Rincão / Via Oscar Pereira, 2843 – B.Velho (S.Francisco) / Rincão / Betão até Azenha).

A Prefeitura informa que a operação deve ser mantida – pois a atitude seria um descumprimento de contrato e as empresas não poderiam tomar esta medida de forma unilateral, mas que está estudando alternativas para o caso de ser efetivada uma possível interrupção no atendimento dessas ou de outras linhas de ônibus.

Novas modificações de horários e itinerários são possíveis

Os usuários do transporte coletivo podem ficar atentos às alterações e novas mudanças que possam ser implementadas nas próximas semanas, tanto nas linhas do consórcio Viva Sul, que atende a Zona Sul, quanto nas de outras regiões de Porto Alegre. As tabelas horárias dos ônibus podem ser consultadas no site da EPTC e a localização dos ônibus, em tempo real, na função GPS do aplicativo do TRI.