Uso de máscaras obrigatório nos ônibus de Porto Alegre a partir de hoje

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) anunciou, recentemente, que o uso de máscaras de proteção passa a ser obrigatório entre os passageiros do transporte coletivo, o que começou a ser fiscalizado a partir de hoje, dia 28 de abril. Conforme determinação do decreto 20.549, a utilização é obrigatória para passageiros e tripulação (motoristas e cobradores).

A medida é obrigatória desde a publicação da norma, em 22 de abril, mas os primeiros dias foram de orientação por parte da EPTC. A partir de agora, não embarca no ônibus quem não estiver com a máscara.

A tripulação é responsável pelo ingresso de passageiros, enquanto os consórcios e as empresas de ônibus fiscalizam o uso por parte dos motoristas e cobradores. As denúncias sobre descumprimento devem ser feitas pelo telefone 118. Equipes de fiscalização estão nas ruas para verificar o cumprimento da determinação.

Redução das viagens também foi adotada durante a quarentena

Essa decisão ocorreu paralelamente à redução de 40% das viagens dos coletivos em dias úteis na cidade, já que, segundo a EPTC, a alteração é necessária para garantir a manutenção do serviço, com prioridade para as linhas de maior carregamento, já que a perda de passageiros no sistema, atualmente, é de cerca de 72%. Com a manutenção do atendimento no horário noturno, a oferta garante a circulação até a meia-noite nos principais eixos de atuação de Porto Alegre (avenidas Farrapos, Assis Brasil, Baltazar de Oliveira Garcia, Protásio Alves, Bento Gonçalves, Teresópolis, da Cavalhada, Juca Batista, Borges de Medeiros, Wenceslau Escobar, Coronel Marcos, da Serraria e Principal da Ponta Grossa). Para acompanhar os horários das linhas atualizados, clique aqui (http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/cs/usu_doc/tabbus27abril20.pdf).