Músico da Zona Sul compõe música para população respeitar quarentena durante pandemia do coronavírus

Edu Meirelles, morador do bairro Belém Novo, compôs “Brasil, Fica em Casa!”, música que foi gravada colaborativamente com 18 músicos locais e virou campanha pelo isolamento social como forma de cuidado

O músico Edu Meirelles, morador do bairro Belém Novo, baixista, compositor que já integrou várias bandas importantes no cenário musical local, compôs uma música incentivando as pessoas a permanecerem em casa durante a pandemia do novo coronavírus, que também chegou no estado e em Porto Alegre. A iniciativa começou em um grupo no WhatsApp, criado pela produtora cultural Cida Pimentel, no qual ela convidou vários músicos do estado a fazerem vídeos reforçando a importância do isolamento social para conter a proliferação do vírus. Quando Edu Meirelles recebeu o convite para fazer o vídeo, imediatamente teve a ideia de transmitir essa mensagem através de uma música, e então ele começou a trabalhar na harmonia e na melodia de “Brasil, Fica em Casa!”, tendo a colaboração de Ciro Nakle e de Patrícia Mendes para fazer a letra. Quando Edu enviou o vídeo com a música para o grupo, Cida Mendes gostou tanto que sugeriu gravá-la colaborativamente com os outros músicos, que aprovaram e se engajaram na campanha. Cada um deles gravou a música com seu instrumento, em sua casa, e, depois, Luciano Albo ficou encarregado de juntar os áudios, mixar e remasterizar e montar os vídeos, com tudo ficando pronto em uma semana. Além do próprio Luciano Albo e do Edu Meirelles, também participaram da produção Alemão Ronaldo, Biba Meira, Bebeto Alves, Caetano Maschio Santos, Carlinhos Carneiro, Fernando Noronha, Gustavo Telles, Jei Silvanno, Luciano Leães, Lucio Brancato, Marcelo Gross, Maurício Chaise, Naddo Pontes, Pedro Petracco, Rafael Malenotti e Rodrigo Fischmann. A partir do dia 29 de abril (quarta-feira), a versão oficial de “Brasil, Fica em Casa” será lançada em todas as plataformas digitais, Spotfy/edumeirelles, enquanto o vídeo já encontra-se disponível no canal no YouTube (edumeirelles) e suas redes sociais (@meirellesedu), onde é possível conhecer e acompanhar o trabalho do artista.

Quem é?

Edu Meirelles nasceu em 1979, em Porto Alegre, e já se engajou em diversos projetos musicais importantes da cidade, participando de bandas como Muralha Trio, Fernando Noronha & Black Soul, Luciano Leães & Big Chiefs, Alemão Ronaldo e Pata de Elefante, além de ter acompanhado diversos artistas internacionais, como Earl Thomas, Cerissa Maccqueen, Willie Walker, Whitney Shay e Tom Worrel, entre outros. Em 2017, Meirelles lançou, pela Loopdiscos, seu próprio álbum solo, “Escambo”, obra instrumental inspirada nos filmes blaxpoitation, produzido por Vicente Guedes e mixado no estúdio Mubemol, por Gilberto Ribeiro, contando com a participação de 23 músicos da cena porto-alegrense.