Vacina em mais locais é estratégica para diminuir riscos de contágio por vírus da gripe e coronavírus

Desde quarta-feira (25 de março), idosos e profissionais da saúde estão sendo imunizados também em farmácias na primeira fase da vacinação

A fim de evitar aglomeração e aumento do número de casos de contaminação por coronavírus, a campanha de vacinação contra a gripe, neste ano, será realizada em mais locais. Além de parte das unidades de saúde estar imunizando a população contra o vírus Influenza (que provoca a gripe), alguns drive-thrus e dezenas de farmácias de Porto Alegre também estão servindo como pontos de vacinação. Um dos motivos da mudança é que pessoas com mais de 60 anos de idade fazem parte do grupo que corre maior risco de ser infectado com o novo coronavírus (Covid-19). Além disso, os sintomas de gripe e infecção por coronavírus são similares, o que torna a vacinação contra a gripe ainda mais importante, a fim de evitar diagnósticos incorretos.

O maior número de locais para aplicação da vacina reduz as chances de contágio, mas não foi suficiente para evitar a corrida aos locais de vacinação (no primeiro dia, as doses da vacina se esgotaram em algumas horas). Por isso, é recomendada a confirmação de que há doses da vacina disponíveis para aplicação antes de ir até o local escolhido. Das 58 farmácias que oferecem este serviço, 18 estão localizadas na Zona Sul de Porto Alegre, nos bairros Belém Novo, Camaquã, Cavalhada, Cristal, Hípica, Ipanema, Nonoai, Restinga, Tristeza e Vila Nova.

Confira a seguir os endereços das farmácias que estão reforçando a lista de locais de vacinação contra a gripe em Porto Alegre: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/cs/usu_doc/farmacias_vacina2020b.pdf).