Um tesouro da história da Ponta Grossa abre as suas portas para a comunidade

Nos últimos anos os integrantes da Associação dos Moradores da Estrada do Retiro da Ponta Grossa (AMOERP) muito têm se empenhado na busca da recuperação do prédio da antiga Estação Transmissora da Rádio Farroupilha e a transformação desta num espaço voltado aos interesses da coletividade. Conhecida simplesmente como a “Farroupilha” pelos ponta-grossenses, a estação transmissora esteve ativa entre os anos de 1952 e 1986 e chegou a ser uma das mais potentes estruturas do seu tipo na América Latina.

Desde meados do ano passado também estão sendo realizadas visitas guiadas ao prédio, contando um pouco da sua história: “Estamos lutando pela recuperação do prédio e ao mesmo tempo lutando pela recuperação dos seus laços com a comunidade. A Farroupilha não foi apenas uma estrutura voltada aos interesses da Rádio, ela acabou se tornando aqui algo como um centro comunitário: conversando com moradores do bairro surgem lembranças das festas, dos jogos e das brincadeiras que ocorriam no local, das reuniões dos jovens que assistiam aos seus programas favoritos pelo primeiro aparelho de televisão instalado na Ponta Grossa — após ter sido montado peça por peça por um administrador da Estação Transmissora, o Sr. Oswaldo Stobbe — e do grupo de catequese mantido pela Dona Nila, esposa do Sr. Oswaldo. As visitas guiadas, a pesquisa documental, as entrevistas com pessoas ligadas à história da Farroupilha e a disponibilização dessa riqueza através de ferramentas como a Internet fazem parte da recuperação dos laços sobre os quais eu inicialmente falei” diz o historiador Vagner Eifler, responsável pelas visitas guiadas.

Em 2020 as visitas guiadas ocorrem no segundo domingo de cada mês: informações adicionais podem ser encontradas no evento “Vem conhecer a nossa Farroupilha! (2020)” no Facebook, o qual pode ser acessado através do atalho bit.ly/farroupilhapg2020. Visitas também podem ser agendadas através do e-mail [email protected].

Para saber mais sobre a antiga Estação Transmissora da Rádio Farroupilha na Ponta Grossa acesse facebook.com/farroupilhapg ou instragram.com/farroupilhapg.