Especial: Iniciativas de valorização do Guaíba

Projeto da Turma do Guaíba, idealizado pelo professor e cartunista Jean Pico, tem o objetivo de oferecer uma referência positiva e valorizar o lago que banha Porto Alegre

Embora esteja poluído, com a balneabilidade proibida em sua maior extensão e, inclusive, separado da cidade por um muro (em parte da área central), muitas iniciativas reúnem esforços para compensar essa distância da população em relação ao Guaíba com ações que o valorizem e, portanto, criem condições para sua preservação. Uma destas iniciativas é bem conhecida do leitor de O Jornalecão há sete anos, período em que a Turma do Guaíba é publicada mensal e ininterruptamente nas páginas do jornal.
Criada pelo cartunista e professor Jean Pico durante estágio no setor de Educação Ambiental do DMAE – Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre, a Turma do Guaíba nasceu da percepção do autor de que as novas gerações – que, em razão da poluição, não têm contato direto com o lago – crescem mais temendo do que desejando banhar-se em suas águas. Durante as oficinas de Educação Ambiental, ao perguntar para as crianças se gostariam de, um dia, tomar banho no Guaíba e receber delas como resposta apenas risadas ou expressões de nojo, como se nunca mais o lago pudesse ser despoluído, Jean Pico se deu conta de que tão urgente quanto preservar o manancial e toda a vida ligada à sua existência, também era importante cuidar de sua memória. Assim, decidiu criar uma referência positiva para as crianças, enquanto a sujeira não permite que elas tenham lazer através do contato direto com as águas do Guaíba.
Dado o seu caráter pedagógico, a Turma do Guaíba foi base para o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC que graduou Jean Pico pedagogo e, depois, também lhe garantiu uma pós-graduação em Teoria e Prática na Formação do Leitor, já que a obra, além de ser produzida na linguagem dos quadrinhos, também é distribuída gratuitamente (graças aos apoiadores que anunciam na revista) e, portanto, estimulam a leitura. Com as visitas às escolas, Jean Pico quer que o projeto seja mais do que a publicação de uma série de quadrinhos: ele quer que a Turma do Guaíba seja uma extensão de suas aulas de educação ambiental e que promova o respeito ao nosso patrimônio natural.