Unidade de Saúde do Guarujá amplia horário de atendimento

Com inauguração da US Morro dos Sargentos, atendimento no bairro Guarujá também passará a atender apenas o público local

Durante mais de dois anos, as unidades de saúde Guarujá e Morro dos Sargentos utilizaram o mesmo prédio, na Avenida Guarujá, 190. Após a inauguração da nova unidade de saúde no bairro Serraria, em janeiro deste ano, a US Guarujá voltou a atender apenas os usuários de sua área, que compreende os bairros Guarujá e Espírito Santo.

Com a volta à normalidade, algumas novidades foram implantadas na rotina da unidade do bairro Guarujá, como o atendimento estendido, cujo horário, agora, vai das 7h até as 19h, sem fechar ao meio dia. Este horário corresponde à nova lógica implementada pelo Ministério da Saúde, chamada Saúde na Hora, com horário de atendimento diário mais longo, procurando atender no mesmo dia ou agendando consultas para as próximas 24 ou 48 horas.

A equipe da US Guarujá, atualmente, é constituída por quatro médicos, dois dentistas, dois auxiliares de saúde bucal, seis técnicos de enfermagem, três enfermeiros e quatro agentes comunitários de saúde atendendo as vacinas, os curativos, a aferição de sinais, a farmácia básica, as consultas de pré-natal, a puericultura, o diabetes, a hipertensão e a saúde do homem e da mulher. A gerente da US Guarujá é a enfermeira Janice Culau, especializada em saúde da família.

A Prefeitura de Porto Alegre segue responsável pelos recursos físicos das unidades de saúde, enquanto a gestão dos recursos humanos das USs Guarujá, Serraria, Restinga, Ipanema, Tristeza, Juca Batista e Hípica agora é responsabilidade do Hospital Vila Nova. 

Apesar das mudanças, o Conselho Local de Saúde continua se reunindo no local na última sexta-feira de cada mês. A diferença é que a unidade não fecha mais durante as reuniões de equipe, permanecendo aberta aos usuários, sempre das 7h às 19h, invariavelmente.