4 locais para conhecer na Zona Sul de Porto Alegre

Famosa por suas belezas naturais, a região oferece várias atrações com acesso gratuito para quem fica na cidade nos meses de verão

Enquanto as praias ficam lotadas, de forma que mal se consegue perceber as belezas naturais do litoral, quem fica em Porto Alegre no verão encontra o fenômeno oposto: o trânsito e as ruas vazias convidam o porto-alegrense a enxergar a cidade e reconhecer as belezas escondidas atrás dos prédios e da movimentação dos carros. Para quem quer aproveitar a tranquilidade do início de ano para conhecer a cidade através de outras perspectivas que a correria do dia a dia não permite, recomendamos quatro lugares onde é possível conhecer um pouco mais da capital gaúcha.


Parque Gabriel Knijnik – Bairro Vila Nova

O Parque Knijnik mescla bem o conforto da urbanização (com passeios, playground, churrasqueiras, quadras de futebol em saibro, cancha de bocha e estacionamento) e as atrações naturais, já que conta com diversas espécies da fauna e flora (árvores frutíferas, como pitangueira, pereira, ameixeira e jaboticabeira, entre outras), uma área de banhado e uma área de preservação. Também existe um mirante que, infelizmente, devido a questões de segurança, encontra-se atualmente fechado, no qual é possível enxergar o Guaíba, o Morro do Osso e observar o contraste entre a área rural e a área urbana de Porto Alegre. O Parque Knijnik está localizado na Estrada Amapá, 2300 (em frente ao final da linha de ônibus 271 – Amapá, da empresa STS) e fica aberto das 8h30 às 18h30.


Santuário Nossa Senhora Madre de Deus – Bairro Belém Velho

O Santuário Nossa Senhora Madre de Deus é uma igreja católica localizada no topo do Morro da Pedra Redonda, próximo à Estrada dos Alpes. Além de poder apreciar a bela construção arquitetônica, os visitantes encontram uma vista incrível de 360 graus da cidade e alguns municípios adjacentes, incluindo o Guaíba e a entrada da Lagoa dos Patos, marcada pelo farol de Itapuã. O acesso ao Santuário Madre de Deus é pela Rua Santuário, 400, uma via asfaltada que costeia o morro, no alto da Avenida Oscar Pereira.


Parque Natural Morro do Osso – Bairro Ipanema

Por conta de sua biodiversidade, o Parque Natural do Morro do Osso foi transformado em área de preservação ecológica em 1979, mas só em 1990 a luta pela preservação da área tomou corpo, até ser transformado em Parque Natural, quatro anos depois. Com 127 hectares, o Parque Natural Morro do Osso possui muitas entradas alternativas pelos bairros Tristeza e Pedra Redonda, mas a entrada principal pela sede do Parque fica em Ipanema, na rua Irmã Jacobina Veronese, 170, onde fica a administração do parque e os guarda-parques, de terça a domingo, das 8h às 18h. Com 143 metros de altura, o Morro do Osso fica próximo à margem do Guaíba, oferecendo uma vista extraordinária do pôr do sol no lago, assim como de toda a Zona Sul.


Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger – Bairro Lami

A Reseva Biológica do Lami José Lutzenberger é uma unidade de conservação (portanto, só pode ser visitada com agendamento prévio) com área de mais de 200 hectares e grande variedade de ambientes, como matas ciliares, banhados, juncais, matas de restinga, maricazais, vassourais e campos arenícolas, que contribui para a diversidade de espécies da flora e fauna silvestre. A existência do raro vegetal Ephedra tweediana, característico das matas de restinga – um dos ecossistemas mais ameaçados no Rio Grande do Sul -, motivou ação inicial para a criação da Reserva, em 1975, mas a unidade de conservação conta com mais de 300 espécies vegetais nativas, um número ainda maior de espécies animais e mais de 200 espécies de aves nativas, muitas delas com risco de extinção.

A Reserva Biológica do Lami José Lutzeberger, que está localizada na Avenida Otaviano José Pinto s/n°, presta importantes serviços ambientais e tem, entre seus principais objetivos, a conservação da natureza, a pesquisa científica e a educação ambiental. Visitas educativas (com grupos) podem ser agendadas pelo e-mail [email protected] ou pelo fone 3263-1079.