Projeto prepara jovens reservistas para o mercado de trabalho

O Ministério da Defesa do Brasil desenvolve, junto aos seus recrutas e militares temporários, o projeto Soldado Cidadão, que oferece cursos de capacitação em diversas áreas profissionais. Desta forma, ao terminar o seu tempo de serviço militar, o jovem está capacitado para o mercado de trabalho. Mas, ingressar neste mundo não é muito fácil, e é aí que entra a Fundação Gaúcha de Trabalho e Assistência Social (FGTAS), com o projeto piloto Intermediação de Mão de Obra Verde Oliva (IMO Verde Oliva Rio Grande do Sul), para fazer a orientação necessária. A integração dos dois projetos (Soldado Cidadão, na guarnição Porto Alegre, e IMO Verde Oliva Rio Grande do Sul) tem como objetivo cadastrar e intermediar a mão de obra dos reservistas licenciados do serviço militar e já capacitados nos cursos do Projeto Soldado Cidadão.

Durante o período de 16/12/2019 a 08/01/2020, a van do Sine Móvel visitou organizações militares participantes, realizou palestras de orientação e cadastrou os militares que serão reservistas a partir de 2020.

Nos dias 7 e 8 de janeiro, foram cadastrados e orientados os jovens recrutas do 3° Batalhão de Comunicações do Exército e do 8° Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, sediados na Zona Sul.

A integração destes dois projetos (Soldado Cidadão e IMO Verde Oliva) vem em boa hora, em auxílio aos jovens, que, geralmente, se encontram em um momento de difícil decisão em suas vidas.