Projeto Turma do Guaíba visita três escolas na Zona Sul de Porto Alegre

O autor da Turma do Guaíba, o professor e cartunista Jean Pico, visitou três unidades de ensino da Zona Sul de Porto Alegre nos últimos meses: as escolas Moradas da Hípica e Professor Anísio Teixeira, no bairro Hípica, e Leocádia Felizardo Prestes, no bairro Vila Nova, onde distribuiu exemplares da revista da Turma do Guaíba e realizou palestras e oficinas com os alunos.

Jean Pico distribuiu exemplares da revista e conversou com as crianças

Na Escola Moradas da Hípica, a convite da professora Cibele, Jean Pico realizou uma oficina de desenho junto com as crianças, reforçando a importância dos rascunhos e do uso das formas geométricas para compor as imagens. Na Leocádia Felizardo Prestes, em parceria com a Rádio Ipanema Comunitária (FM 87.9), que realiza uma série de atividades na escola, inclusive a gravação de programas, o autor ministrou uma palestra sobre cuidados com o lixo para crianças de até 12 anos de idade. Já na Escola Professor Anísio Teixeira, na qual a professora Cynthia Tarragô desenvolve um trabalho de educação ambiental muito importante para a comunidade e a região há anos, o criador da Turma do Guaíba conversou com alunos de duas turmas, conheceu a Turma da Mata (personagens criados pelas próprias crianças) e também visitou o Morro das Abertas, cujo acesso, pela Praça União, é protegido por campanhas feitas pelos integrantes do projeto.

A Turma do Guaíba é um projeto de valorização local criado por Jean Pico e produzida em parceria com O Jornalecão, de forma a conseguir distribuir – gratuitamente e o mais regularmente possível – exemplares da revista (com tirinhas de quadrinhos ecológicas que contam a saga dos personagens da fauna local, liderados pelo peixinho Alan Bari, para encontrar a casa certa do lixo e preservar o lago onde vivem) e realizar oficinas e palestras sobre educação ambiental e desenho. Para apoiar o projeto, informe-se através do e-mail [email protected], da página na internet em facebook.com/aturmadoGuaiba ou pelo telefone/WhatsApp (51) 98183-1773.