Eleição dos novos conselheiros tutelares será no dia 6 de outubro

Voto é facultativo, mas de grande responsabilidade, pois eleitos trabalharão com crianças e adolescentes durante quatro anos

Os candidatos ao cargo de conselheiro tutelar já estão divulgando suas propostas para, caso sejam eleitos, desenvolver quatro anos de atuação em defesa de crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, atendendo crianças ou adolescentes ameaçados ou violados em seus direitos, além de tomar as providências necessárias.

Neste ano, a escolha dos representantes de cada região está marcada para 6 de outubro (domingo), das 8h30 às 17h, em diversos locais de votação, mas em número reduzido em relação a eleições para outros cargos. Dependendo do número da sessão eleitoral, o eleitor poderá votar no mesmo local de costume ou, eventualmente, em outro lugar (a lista de locais de votação será divulgada alguns dias antes do pleito, na próxima edição e no site de O Jornalecão).

Além da eleição para o Conselho Tutelar ter caráter facultativo, cada eleitor pode escolher até cinco candidatos da região onde vota, pois há unidades do Conselho Tutelar em cada região da cidade. No caso de Porto Alegre, são dez microrregiões, sendo que duas delas incluem a maior parte dos bairros da Zona Sul de Porto Alegre. Na Microrregião 6 (Centro-Sul e Sul), podem participar as pessoas que habitualmente votam em bairros como Ipanema, Espírito Santo, Guarujá, Serraria, Hípica, Tristeza, Vila Nova e Cavalhada. Já na Região 7 (Restinga e Extremo-Sul), quem escolherá os conselheiros tutelares serão os eleitores que votarão nos bairros localizados mais ao sul da capital, como Ponta Grossa, Chapéu do Sol, Belém Novo, Restinga, Lageado e Lami. Também é importante lembrar que os candidatos escolhidos sejam obrigatoriamente da sua região (desde 2015, não é mais permitido votar em candidatos de outras partes da cidade).

Mais informações em http://www2.portoalegre.rs.gov.br/conselhos_tutelares/