CEEE Distribuição começa a operar nova subestação na Zona Sul

A CEEE Distribuição começou a colocar em operação, de maneira gradativa, a nova subestação Porto Alegre 15 (SE PAL 15), localizada na Rua Cirino Prunes, esquina com a Avenida da Serraria, na Zona Sul da Capital. A obra inclui dois transformadores de 25 MVA de potência cada, uma linha de transmissão que interliga a nova SE à subestação Restinga, além de dez módulos de alimentadores (redes de média tensão que levam energia das subestações até as unidades consumidoras). O investimento total é de mais de R$ 30 milhões e faz parte do programa Pró-Energia RS, com recursos oriundos de financiamentos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

O trabalho de energização começou em 22 de julho, quando os transformadores e a linha de transmissão entraram em operação ainda sem a carga, com o objetivo de fazer as medições e os testes finais por 24 horas. Concluída essa etapa, a carga, que estava sendo atendida pelas subestações Porto Alegre 13 e Porto Alegre 14, começará a ser transferida.

Na madrugada do dia 4 de agosto, os clientes sentiram uma “piscada” na luz: os chamados piques são necessários para as manobras de migração dos alimentadores. Nesta primeira etapa, quatro dos oito alimentadores começam a abastecer os clientes. O restante deve ser colocado em operação ainda no mês de agosto, em data a confirmar, já que o serviço precisa de tempo bom para ser executado.

Nova subestação beneficiará milhares de pessoas na região

Entre as melhorias, a nova subestação vai beneficiar diretamente mais de 80 mil moradores e atender a demanda das regiões Sul e Extremo Sul da cidade. Como os alimentadores poderão ter extensão menor, agilizando a identificação de eventuais falhas, o tempo de recomposição em caso de falta de energia será reduzido. A qualidade da tensão também será melhor e mais estável, beneficiando, indiretamente, também os clientes atendidos pelas outras duas subestações (PAL 13 e PAL 14), que ganharão mais capacidade para atender a futura demanda de energia das regiões que atendem.

A nova subestação PAL 15 é telecomandada, permitindo que o controle seja todo executado à distância, do Centro de Operações da Distribuição da CEEE. Esse tipo de medida faz uso da tecnologia disponível para facilitar o acompanhamento do desempenho da unidade, além de identificação mais ágil de eventuais falhas, possibilitando que equipes sejam designadas mais rapidamente para realizar o serviço.