Museu do Artesanato abre as portas ao público de quinta a domingo

Além de exposições, MAG também oportuniza espaço para atividades diversas, como oficinas e eventos

Sediado na Rua Engenheiro Jorge Porto, 220, em Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre, o Museu do Artesanato do Rio Grande do Sul Arthur Guarisse (MAG) abriu as portas em 23 de março, com uma grande programação, que incluiu aberturas de exposições, apresentação de vídeos com entrevistas de Arthur Guarisse, edição especial do Brique de Ipanema, bate-papo com escritores, apresentações musicais e muitas outras atrações. Nas semanas seguintes, o MAG passou a abrir as portas ao público quatro dias por semana, de quinta-feira a domingo, das 14h às 20h, com ingresso colaborativo de R$ 5,00 por pessoa. Nestes dias, é possível apreciar as exposições que estão abertas no local, além de acompanhar atividades culturais que são desenvolvidas no espaço. 

Mas o MAG também abre as portas, nestes e em outros dias da semana, para as atividades de ensino, pesquisa e prestação de serviços na área da cultura. Atualmente, está sendo realizada, nas tardes de quarta-feira, a oficina que ensina como produzir vestidos de noiva, ministrada pela artesã Claize Pulgatti (no mês de maio, os vestidos produzidos na oficina farão parte da exposição “Noivas”).  E, a partir do dia 6 de maio, o escritor Lucio Feliciate, do coletivo de escritores Arte, Letras & Palavras, também estará ministrando a Oficina de Criação Literária, às segundas-feiras, das 9h às 12h, e às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, em semanas alternadas, durante seis meses. O projeto inclui uma visita mensal de um escritor convidado para falar sobre processo criativo e, ainda, a publicação de uma antologia poética com os contos escritos pelos participantes da oficina.

O que é o MAG

O Museu do Artesanato do Rio Grande do Sul Arthur Guarisse – MAG tem como missão a preservação e a divulgação do patrimônio cultural, material e imaterial, que envolve as peças do “Artesanato Guarisse” e a memória de seu criador Arthur Guarisse (1935-2016), bem como a promoção das memórias do Artesanato no estado do Rio Grande do Sul e do ofício dos profissionais artesãos e artistas, ao desenvolver o apreço e a valorização do artesanato como formador de identidade cultural. O MAG também abre espaço para as atividades de ensino, pesquisa e prestação de serviços na área da cultura.

Mais informações em www.facebook.com/museudeartesanatodoriograndedosularthurguarisse/, e-mail museudeartesanatodorgs@gmail.com, telefone 3258-5496 e celular/WhatsApp 99201-5542.