Projeto para reduzir poluição com plásticos feito por morador da Zona Sul concorre a financiamento europeu

Até 10 de abril, está aberta a votação pública e on-line para definir os projetos que serão contemplados pelo financiamento da European Outdoor Conservation Association (EOCA). O Brasil está na disputa com uma proposta que visa à redução da poluição com plásticos na área do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, localizado entre os municípios de Tavares e Mostardas, próximos à Laguna dos Patos (RS). Entre os idealizadores do projeto, está Rodrigo Becker Rodrigues, morador da Zona Sul que, junto com a colega do curso de Ciências Biológicas da UFRGS, Letícia Rech Bolzan, mais Alexandre Krob, Coordenador técnico da ONG Instituto Curiaca, uma organização não-governamental sem fins lucrativos que atua política e tecnicamente pela conservação do meio ambiente, pela valorização da cultura e pela promoção do desenvolvimento sustentável na Mata Atlântica, no Pampa e na Zona Costeiro-Marinha e, mais recentemente, na Amazônia. O projeto propõe sensibilizar os grupos de observadores de aves e seus guias (que habitam frequentemente o espaço, já que o local tem enorme importância para aves migratórias como flamingos e maçaricos), para torná-los multiplicadores do cuidado com a área, podendo expandir esse cuidado aos veranistas, pescadores, professores e alunos que a visitam.
O projeto, pré-selecionado pela European Outdoor Conservation Association, agora depende da votação pública para acontecer. Para isso, o Instituto Curicaca reuniu Instituições que acreditam na causa e quiseram participar como “Embaixadoras” do projeto, envolvendo-se com a divulgação da campanha e a mobilização de votos. A estimativa é de que sejam necessários ao menos 30 mil votos para o projeto ser classificado. Estão previstas atividades como uma exposição fotográfica itinerante, encontros de diagnóstico e sensibilização, eventos de limpeza da praia, oficinas de qualificação e planejamento para gestão de resíduos da pesca e urbanos, sempre focando na redução dos plásticos, na boa gestão e em ações coletivas transformadoras, envolvendo diretamente mais de 700 pessoas com o objetivo de reduzir a mortandade de animais em razão do plástico descartado inadequadamente.

A votação permanece aberta até 10/04 no link http://www.outdoorconservation.eu/project-voting-category.cfm?catid=1, para votar no projeto clique em Bird Watching to Reduce Plastic Polution (Observação de Aves para Reduzir a Poluição Plástica) e confirme o seu voto no canto inferior do site, após confirmar que não é um robô.