Vida e obra de Zoravia Bettiol contadas em documentário

Moradora do bairro Ipanema, artista consagrada no Brasil e no exterior é protagonista da série Grandes Mestres, do cineasta Henrique de Freitas Lima

 

Consagrada pelo Brasil e mundo afora, Zoravia Bettiol, que reside na Zona Sul de Porto Alegre, onde também estão sediados seu estúdio e seu instituto, é a artista escolhida para a próxima edição de Grandes Mestres, projeto do cineasta Henrique de Freitas Lima, que se propôs a documentar a vida de artistas do Rio Grande do Sul. O primeiro episódio foi dedicado ao artista Danúbio Gonçalves e estreou nas salas de cinema e arte de Porto Alegre em 2012. Zoravia estará no segundo episódio da série, que teve locações em Porto Alegre e São Paulo, cidades nas quais a artista desenvolveu suas atividades ao longo de uma vida dedicada às artes visuais e à militância por causas relacionadas à cultura, ao meio ambiente e aos direitos humanos.

O documentário mostra, além da história de Zoravia Bettiol, também grande parte do seu trabalho, que inclui gravuras, pinturas, desenhos, arte têxtil, arte mural e instalações. A artista também participa em entrevistas durante o filme, contando fatos marcantes da história de Porto Alegre, como a luta para a preservação do prédio da Usina do Gasômetro. 

O documentário será exibido exclusivamente no Cine Guion – Shopping Olaria (Rua General Lima e Silva, 776 – Centro Histórico), com estreia no dia 28 de março, com sessões às 16h25 e às 19h40. No local, também estará sendo realizada a exposição intitulada Interpretações – Obras de Zoravia Bettiol.