28ª Festa da Uva e da Ameixa agita bairro Belém Velho

Tradicional evento da Zona Sul de Porto Alegre se estende até domingo

 

Um dos eventos mais tradicionais de Porto Alegre, a Festa da Uva e da Ameixa, chegou a sua 28ª edição. Realizado na Zona Sul de Porto Alegre, o evento acontece no CTG Estância da Figueira, na Rua Doutor Vergara, 5345, no bairro Belém Velho. O evento, que teve início no final de semana anterior, prossegue neste sábado e domingo (19 e 20 de janeiro), das 9h às 20h, com entrada gratuita e bancas para comercialização de frutas, flores, artesanato, além de apresentações musicais e danças. 
A Festa da Uva e da Ameixa é uma realização dos produtores rurais, da Associação Comunitária Belém Velho (Ascobev) e do CTG Estância da Figueira, com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Emater/Ascar e do Sindicato Rural de Porto Alegre.
Linha Turismo – Quem quiser vivenciar um passeio pela Zona Sul e ainda participar da Festa da Uva e da Ameixa, tem como opção a Linha Turismo, que conta com linha especial para esta opção, com.parada de 20 minutos para que os passageiros possam participar do evento. O valor da passagem individual é R$ 30,00 (a ser pago exclusivamente no local do embarque). Para mais informações, faça contato pelo telefone (51) 3289-6765. O passeio estará condicionado à lotação mínima de dez passageiros, podendo ser cancelado em caso de mau tempo.

Consumidores também podem adquirir as frutas no Centro da cidade

 

As frutas também são comercializadas na área central da cidade para facilitar o acesso ao consumidor e o escoamento da safra. Os produtos estão na Praça Parobé, ao lado do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, durante os meses de janeiro e fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
A previsão é que a safra deste ano chegará a 120 toneladas de uva e 100 toneladas de ameixa. Segundo o Sindicato Rural, a capital contabiliza 760 produtores de diversos produtos cadastrados. Estes produtores recebem a assistência dos técnicos do Centro Agrícola Demonstrativo (CAD) da SMDE e da Emater. “A fruticultura é uma das principais atividades agrícolas da Capital, favorecida pelo microclima da Zona Rural, que, aliado ao solo e à topografia, contribui para a produção de frutas de qualidade”, explica o chefe da Divisão de Fomento Agropecuário (DFA) da SMDE, Oscar Pellicioli.