Regente de 2019: Marte começa a reger o ano a partir de 20 de março

ARES/MARTE
 
Ares, filho de Zeus e Hera, herdou o mau gênio da mãe e a força do pai. Ares era impetuoso, ébrio e irascível. Deus da guerra, de membros fortes e bem formados. Só encontrava a paz na batalha. Governava Esparta e, nas lutas, sua chegada era aos gritos, que causavam pânico aos inimigos. Sua origem grega era na Trácia, uma região belicosa. Conhecido como um deus brutal, agressivo e semeador de desentendimentos.

Em Roma, teve muito sucesso. Considerado pai de Rômulo e Remo. Ares era Marte para os romanos. Iniciou seu reinado como protetor agrícola, até se transformar em protetor das conquistas romanas. Marte golpeava ao acaso, trazendo a violência e a carnificina, e aparecia sempre acompanhado por seus dois filhos e ajudantes: Fobos, o medo, e Deimos, o terror. Teve vários amores à força, porque, quando rejeitado, violentava. Sua amante eterna e a mais famosa era Vênus, ou Afrodite para os gregos, e dessa união nasceram Eros e Harmonia. 
Os metais de Marte são o ferro e o cobre; a pedra é a hematita. Tem analogia com as coisas quentes, lareiras, coisas duras, afiadas e vermelhas. O dia da semana é terça-feira e sábado à noite. Terrenos gastos, duros e empedernidos. Também tem analogias com acidentes, cirurgias, exército, luta, esportes (em especial, o automobilismo), açougueiro, carpinteiro, armas em geral e instrumentos cortantes, máquinas, queimaduras, incêndios, coragem, audácia, vitória, empreendimentos, força, confiança, paixão, energia, sexo, ação e homens em geral.
No mapa, Marte é a resposta ao estímulo. É ele quem mantém a nossa individualidade e sobrevivência quando enfrentamos as pressões externas. Também é o sexo, mas ele precisa de Vênus para isso: ele é ativo e Vênus é passiva. O contato entre eles no mapa nos diz muito sobre como os homens tratam as mulheres e também sobre como as mulheres são tratadas pelos homens; e os homens que as atraem.

Marte nos obriga a competir, e o excesso de agressão pode ser desde insegurança até excesso de energia. A energia marciana pode ser direcionada para aquilo que achamos mais importante, que seja o foco do nosso desejo, tais como trabalho, posição social, propriedades, etc… Junto com Saturno, é aquilo que nos identifica  com o nosso desejo.  Marte equilibrado não abusa de suas energias e nem segue o caminho dos outros, vai direto ao seu objetivo e, assim, torna-se melhor e mais forte. 
Marte é o braço direito do Sol: os dois juntos mostram a polaridade masculina. É a coragem, a vontade de viver, a determinação de ir em frente, a iniciativa e a ação.
Marte rege Áries e Escorpião (neste último, junto a Plutão).  Tem exaltação em Capricórnio, onde a sua energia é bem contida e direcionada. Queda em Câncer, onde se perde em mares emocionais e fica sem muita ação, pois a água prejudica o fogo. Tem exílio em Libra, que busca equilíbrio e age com gentileza nas situações de conflito, onde não produz enfrentamentos. Seu júbilo é na casa seis. É quente e seco; e considerado o pequeno maléfico. Nos ângulos do mapa, se fortalece positivamente em signos de fogo e de terra, nos quais age com firmeza sem ser destrutivo. Nos signos de ar ou água, depende do resto do mapa para não ser maléfico. Nas casas seis, oito e doze, pode trazer conflitos indesejáveis.
Será a partir da noite do dia 20 de março que Marte passará a reger o ano de 2019. Ano de conquistas e de empreendedorismos. Será um Marte taurino, conservador, onde as suas energias serão gastas conforme a necessidade. Facilitará os esportes, a disciplina será mais rígida, poderá haver muitas ações controladoras relativas à criminalidade e à corrupção. As emoções serão exaltadas, podendo gerar conflitos desnecessários. Não será um ano muito favorável para as questões femininas e de relacionamentos em geral. As pessoas terão de buscar um entendimento e sempre evitar a competição e o conflito para não surgirem rupturas que possam abalar a tranquilidade e a harmonia.

Ano de muita ação e decisão, será favorável para iniciar coisas novas e tomadas de decisões há muito proteladas. Observe onde está Marte em seu mapa e acompanhe o trânsito desse planeta, para agir com certeza e evitar conflitos. Com Marte, todo cuidado é pouco, mas, se ele for bem usado, pode trazer benefícios surpreendentes.
 
Cândido Scalco – Astrólogo
(51) 9984-34652

[email protected]
Facebook/Cândido Scalco Consultoria astrológica